Sinais que você precisa de um oftalmologista
Sinais que você precisa de um oftalmologista

Manter a constância nos exames oftalmológicos é fundamental para a saúde ocular; porém, muitos ainda negligenciam a sua importância.

Por isso, caso você faça parte desse grupo de pessoas que nunca foi ao oftalmologista ou queira saber se, de fato, é o momento certo para agendar uma consulta, continue conosco e veja os sinais que você precisa contactar esse profissional!

Nunca ter se consultado com um oftalmologista

Como você já sabe, uma parte dos brasileiros nem sequer foram a um consultório oftalmológico, mas tem uma explicação para isso: acredita-se que se não há desconforto, não há motivos para ir ao oftalmologista.

O que muitos esquecem é que existem uma série de doenças oculares silenciosas, como é o caso da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética. Por esse motivo, uma consulta com um especialista contribui tanto para a prevenção, como também para o diagnóstico e tratamento precoce.

Dores de cabeça e nos olhos

Uma dor de cabeça pode significar diversos problemas, no entanto, quando essa dor se torna intensa e se manifesta, principalmente, na região dos olhos e sobrancelha, pode ser um sinal de problema ocular.

Entre os problemas de visão que podem causar dores de cabeça e nos olhos, destacam-se:

  • Miopia,
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Visão cansada.


Dificuldade para distinguir cores

Você já deve ter ouvido falar no daltonismo, a doença caracterizada pela dificuldade em identificar cores.

Contudo, também existem outras condições que podem prejudicar a capacidade de distinguir diferentes cores, como por exemplo: a catarata, a DMRI e o glaucoma.

Ter mais de 40 anos

A partir dos 40 anos, as visitas ao consultório oftalmológico devem ser constantes. Nessa fase, a medição anual da pressão intraocular, principalmente em casos de histórico familiar de Glaucoma, é essencial.

Outro fator comum é o aparecimento da presbiopia e catarata, pois ambas são consequências do processo natural de envelhecimento do olho.

É hora de marcar uma consulta com a Pró-visão!

Apresentando algum desses sinais? Então, estamos prontos para te atender!

Na Pró-visão, contamos com uma equipe especializada de oftalmologistas que, amparados por equipamentos de qualidade, cuidam da melhor maneira possível da sua visão.

Caso você more em Macapá, entre em contato conosco e agende a sua consulta!

5 possíveis causas dos olhos vermelhos
5 possíveis causas dos olhos vermelhos

A vermelhidão nos olhos é um sintoma comum entre os pacientes e pode ter diversas causas. Podemos citar a falta de lubrificação, ar seco, exposição ao sol e, até mesmo, o cansaço.

Por esse motivo, caso você esteja passando por isso ou conheça alguém apresentando a condição, permaneça conosco e conheça outras 5 possíveis causas da vermelhidão nos olhos.

Afinal, o que pode ser?

Síndrome do olho seco

Essa é uma causa comum, principalmente, em pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado. Além disso, fatores como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos (celulares, computadores e tablets) também podem estar associados à síndrome.

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença visual que é derivada de uma alteração no nervo óptico, tornando-o mais frágil. Como consequência, o paciente passa a perder o seu campo de visão de forma gradativa, podendo levar o mesmo à cegueira.

Uveíte

A Uveíte é uma inflamação desenvolvida na úvea, uma região dentro dos olhos formada por três estruturas: a íris, o corpo ciliar e o coróide. Seus sintomas variam entre sensibilidade à luz, visão turva, pequenos pontos escuros e vermelhidão.

Ceratite

Extremamente comum para os pacientes que utilizam lentes de contato, a Ceratite é caracterizada por uma inflamação na córnea, podendo ser causada por lesões na córnea, bactérias, fungos e, até mesmo, pela exposição prolongado ao sol.

Blefarite

A Blefarite desenvolve-se na base dos cílios e é causada pelo excesso de oleosidade, gerando crostas na região, também conhecidas como “caspinhas”. Seus sintomas incluem coceira, inchaço, irritação e vermelhidão nos olhos.

Se consulte com a Pró-visão!

Agora que você conhece algumas das possíveis causas dos olhos vermelhos, está na hora de dar o segundo passo: começar o acompanhamento com um oftalmologista especialista.

Por isso, considere a Pró-visão como a sua melhor opção para o diagnosticar e indicar o tratamento adequado para os olhos vermelhos.

Agende a sua consulta!