Abril Marrom: Catarata precoce, como proteger os olhos e evitar essa doença?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Abril Marrom é o mês de conscientização da prevenção à cegueira. Uma ação que tem como objetivo mostrar à população a importância de cuidar da saúde dos olhos e reduzir os casos de problemas visuais. 

Sabemos que muitas doenças causam a perda total da visão. Algumas se dão pelo avanço da idade, mas em muitos casos podem ocorrer o surgimento precoce, como a catarata.

A catarata pode surgir devido a alguns fatores, seja por um trauma ocular, ou até mesmo pela exposição excessiva ao sol. Muitas pessoas esquecem dos cuidados com os olhos, principalmente quando estão relacionados à luz solar. 

Esta condição se dá a uma alteração nos olhos que prejudicam o cristalino. Essa degeneração causa a opacidade da visão, que na verdade seria um processo natural com o envelhecimento, mas com danos causados por traumas e excesso de radiação, pode acontecer de forma precoce.

A catarata traz prejuízos para a visão e quando adquirida, pode impactar ainda mais no desenvolvimento e na qualidade de vida do jovem. Como visto, a exposição ao sol é o que mais interfere na condição precoce desta doença, e vale ressaltar os cuidados que precisam ser tomados nestes casos.

Assim como a pele, os olhos também devem ser preservados quando estamos em exposição excessiva ao sol. Veja como proteger os olhos dessa radiação:

  • Usar óculos e lentes de contato com proteção UV. Vale analisar se os óculos possuem realmente a proteção correta para que não seja ainda mais prejudicial a saúde dos olhos;
  • Opte por lentes que fiquem próximas aos olhos, para evitar que a luz passe pelas extremidades do óculos;
  • Em elevadas altitudes em que o sol não esteja presente diretamente, a exposição solar é ainda mais intensa, então é importante cuidar da visão até nesses casos;
  • Proteger os olhos das crianças também é muito importante.

Deste modo, cuidar da visão em casos de radiação solar é de fato muito importante para evitar os riscos aos olhos.

Tipos de catarata

A catarata pode estar relacionada a duas condições: o primeiro é estar presente no nascimento ou desenvolver-se nos 6 meses de vida, e o segundo caso, quando pode ser adquirida com o avanço da idade, muito comum no envelhecimento.

Os tipos mais comuns são:

  • Catarata senil;
  • Catarata traumática;
  • Catarata congénita;
  • Catarata secundária.

Sintomas 

Essa lesão acomete a lente dos olhos tornando-os opacos, causando alguns sintomas, como:

  • Visão embaçada;
  • Diminuição de visão noturna;
  • Alteração constante dos óculos de grau;
  • Percepção que as cores estão poucos nítidas;
  • Visão duplas em um dos olhos.

Conheça a Pró-visão!

Diante de tantos fatos, ficou claro que cuidar da visão é muito importante, em todas as idades, para que doenças e problemas oculares não atrapalhem a qualidade de vida. 

Além de proteger os seus olhos, passar em um especialista pode fazer grande diferença na detecção de qualquer problema. 

Por isso, conheça os profissionais da Pró-visão para cuidar da sua saúde ocular da melhor maneira possível.

Agende sua consulta conosco!