Desconforto nos olhos após praia ou piscina? Saiba o que fazer

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Infecções, irritação e trauma são os problemas mais comuns a aumentar nos meses de verão, principalmente devido à exposição à água do mar, piscina, desportos aquáticos e brincadeiras com água.

A maioria dos problemas associados à natação, especialmente alergias ao cloro ou água salgada, ou contato com a água desaparecem sozinhos ou com tratamento tópico adequado. 

Piscinas

Quando se trata de pegar uma infecção, a água da piscina costuma representar um risco maior do que a água do mar. As infecções mais comuns encontradas em piscinas – como pseudomonas ou acanthamoeba – são microrganismos que melhor se desenvolvem em água doce, embora também possam ser encontradas na água do mar. Para minimizar o risco, além de tratar adequadamente a água da piscina, é importante proteger os olhos. É por isso que recomendamos a utilização de óculos de mergulho ou de natação aprovados.

Uma precaução fundamental que você pode tomar é evitar nadar usando lentes de contato, especialmente em piscinas, e nunca nadar em lagoas ou locais com níveis inadequados de cloração da água, pois, apesar de infrequentes, elas podem ter sérias consequências. É por isso que devemos tomar precauções extras com relação à limpeza das lentes de contato e ao tratamento adequado da água da piscina.

Mar

Se preferir estar deitado na praia e estar junto ao mar, os riscos a serem considerados são diferentes. Além da irritação leve, o maior risco que enfrentamos na água é ser picado por uma água-viva ou outro animal aquático. Suas picadas geralmente afetam as pálpebras, mas ocasionalmente podem afetar a córnea ou conjuntiva, causando uma queimadura química que deve ser tratada por um oftalmologista.

Pouquíssimos incidentes de trauma ocular ocorrem em esportes aquáticos, mas vemos casos de trauma causado por óculos de mergulho quebrados. Hoje em dia é muito improvável que isso ocorra, uma vez que eles devem ser feitos de vidro temperado – e é por isso que é importante usar óculos aprovados. Quando se trata de mergulho, uma queixa comum é uma hemorragia subconjuntival, um vaso sanguíneo rompido no olho devido a mudanças na pressão. Geralmente, não tem nenhuma outra consequência além do fato de ser desagradável, mas normalmente desaparece em poucos dias.

5 maneiras de manter seus olhos saudáveis ​​durante e após entrar no mar ou na piscina

·         Use óculos de proteção: Use um par de óculos de natação toda vez que você nadar. Os óculos de proteção mantém os produtos químicos da piscina longe de seus olhos, ajudando a manter seu filme lacrimal saudável.

·         Lave seus olhos: Lave seus olhos fechados com água fresca imediatamente após nadar. Isso lava o cloro e outros produtos químicos fora de suas pálpebras e cílios.

·         Use colírio: Use colírio lubrificante sem receita antes e depois da natação para manter o filme lacrimal equilibrado e os olhos confortáveis.

·         Lágrimas de gel: Tem olho seco? Ajude a proteger o seu filme lacrimal colocando lágrimas artificiais mais grossas – chamadas de lágrimas de gel – antes de colocar os óculos de proteção. Verifique com seu oftalmologista para ver também sobre colírios prescritos.

·         Fique hidratado: Não se esqueça de beber muita água. Manter-se bem hidratado é uma parte importante de manter os olhos úmidos e confortáveis.

Atenção especial às lentes de contato:

Usar lentes de contato em qualquer tipo de água – incluindo uma piscina, banheira de hidromassagem, mar ou lago – coloca você em alto risco de uma infecção na córnea. Bactérias podem crescer nas lentes mesmo depois de apenas um mergulho. Como as lentes de contato ficam nos olhos por um período prolongado, seus olhos ficam continuamente expostos a produtos químicos, bactérias, fungos ou parasitas. Isso pode levar a uma infecção dolorosa, danos na córnea e até perda de visão.

Ao nadar, pule os contatos completamente. Você pode obter óculos de natação com receita médica para ajudar a manter a visão clara e os olhos saudáveis ​​na piscina. Converse com seu oftalmologista para obter mais informações sobre os diferentes tipos de óculos de natação disponíveis.

Há algo suspeito acontecendo com seus olhos?

Se você tiver algum destes sintomas de infecção ocular, consulte o seu oftalmologista imediatamente.

  • Vermelhidão
  • Dor
  • Rasgando
  • Ser muito sensível à luz
  •  Visão embaçada
  • Sensação de ter algo em seu olho
  • Descarga de seu olho
  • Inchaço dos olhos

Visite seu médico oftalmologista regularmente, essa atitude poderá evitar uma série de doenças, já que ele ao mínimo sinal, ele pode indicar algum exame para ver o que está acontecendo e assim, descartar a suspeita ou confirmá-la e tratá-la.