Dia do Braille: a inclusão presente na leitura e escrita

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O Dia Mundial do Braille é comemorado no dia 4 de Janeiro. Essa data foi escolhida para mostrar a sociedade a importância da inclusão desse sistema de escrita para deficientes visuais.

A utilização do Braille é uma forma de inclusão social que proporciona acessibilidade e independência a pessoas com deficiência visual, contribuindo também para a entrada no mercado de trabalho, ensino e atividades cotidianas.

Sua estrutura consiste em pontos de alto relevo dispostos em duas colunas na vertical e três pontos em cada uma delas, formando diferentes combinações de até 63 símbolos, sejam eles números, letras e acentos. Sua leitura é feita de forma tátil com uma ou duas mãos. 

Esse sistema foi criado por Louis Braille no ano de 1825, para que existisse um estudo de aprendizagem e autonomia para pessoas cegas. Louis perdeu a visão quando tinha apenas 3 anos de idade. Esse código foi adaptado para diversas línguas usado em quase todos os países.

O Braille é o sistema mais completo que permite o acesso a matemática, informática, música e literatura, que garante que indivíduos possam ter seus direitos quanto a cidadão. 

Essa técnica vem sendo utilizada como o instrumento mais eficaz para pessoas que já nasceram cegas ou aquelas que perderam a visão, tenham acesso a conhecimento e formem conceitos para sua independência.

Braille e sua adaptação digital

O braille é o principal método de leitura e escrita para pessoas que não possuem a visão e estão em constante evolução, por isso, existe a necessidade de adaptar-se a novas tecnologias para que além da sua inclusão, garanta o lazer e autoestima.

Por isso, a tecnologia foi capaz de resolver algumas dificuldades presentes, criando displays braille, permitindo que pessoas cegas possam ler e navegar com conforto e autonomia em qualquer lugar.

O auxílio da tecnologia tornou a integração de pessoas que não possuem a visão, mais acessíveis a toda essa era digital com aparelhos que possibilitam essa inclusão. São eles:

  • Braille Writer: é um display com duas telas divididas que mostra o texto padrão e o do Braille enquanto você digita;
  • Braille Touch: Transforma a tela celular em 6 teclas, igual ao usado no Braille, proporcionando a memorização do usuário com a opção também de áudio;
  • Type in Braille: Utiliza o gesto da mão, simulando a ação ou gesto, transformando em frases e palavras em Braille;
  • Braille Pro: Auxilia pessoas que querem aprender Braille, contendo exercícios de aprendizado para o usuário;
  • Braille Referência: É um aplicativo que possibilita a leitura e escrita utilizando o áudio como guia;
  • Brad Móvel: Contém mais de 50.000 obras de autores de todo o mundo com o formato de Braille por áudio.

Escolha Pró-visão!

Nós oferecemos os melhores equipamentos e profissionais especializados para atender você.

Contamos com uma equipe técnica de excelência que atende todas as necessidades de todas as idades. Utilizamos de alta tecnologia para agilizar os processos com qualidade em cada tratamento.

Venha nos conhecer e marque sua avaliação.

Conte conosco!

Rate this post