A primeira coisa importante para entender como funciona a cirurgia Retinopexia com Introflexão Escleral, é saber que uma Retinopexia é uma cirurgia realizada para operar o descolamento da retina.

A retina é uma camada de células na parte de trás do olho. Essas células usam luz para enviar informações visuais ao seu cérebro. O descolamento da retina ocorre quando parte da retina se desprende do restante da retina e do olho. Quando isso acontece, sua retina não funciona normalmente e a visão é perdida em toda ou parte da retina. Se não for tratada prontamente, isso pode causar perda permanente da visão.

O tratamento do descolamento da retina só pode ser realizado com cirurgia por um médico oftalmologista especialista em descolamento de retina. Aproximadamente 90% dos descolamentos de retina podem ser tratados com somente uma cirurgia. Atualmente existe três tipos de cirurgia para tratamento. São elas retinopexia pneumática, introflexão escleral e vitrectomia posterior.

A Cirurgia de introflexão escleral é um tratamento para descolamento de retina, e é bastante usada hoje em dia. Nesta cirurgia, uma faixa, muitas vezes feita de silicone, é colocada ao redor do olho e costurada no lugar em que tem que ficar. A faixa aperta suavemente o olho, com o intuito de que ela bloqueie todas as rupturas que originaram o descolamento de retina, mantendo as camadas do olho juntas e dando à retina a chance de se reconectar à parede do olho.

Por si só, a faixa não impede que uma ruptura da retina se abra novamente. Geralmente frio extremo (criopexia) ou, menos comumente, calor (diatermia) ou luz (fotocoagulação a laser) é usado para cicatrizar a retina e mantê-la no lugar até que um selo se forme entre a retina e a camada abaixo dela. O selo mantém as camadas do olho juntas e impede que o fluido fique entre elas.

Fatos sobre a cirurgia

O que esperar após a cirurgia

Você pode sentir um pouco de dor por alguns dias após a cirurgia. Seu olho pode ficar inchado, vermelho ou dolorido por várias semanas. O oftalmologista pode colocar gotas no olho que evitam a infecção e impedem que a pupila abra bem (dilatando) ou fechando (contraindo). Você pode ter que usar um adesivo no olho por um dia ou mais.

Procure o seu médico imediatamente se notar quaisquer sinais de complicações após a cirurgia, tais como:

Riscos

A Introflexão Escleral representa alguns riscos de curto e longo prazo. A maioria dessas complicações não acontece com muita frequência. Os riscos incluem o seguinte:

A cirurgia também pode afetar sua visão de outras formas:

Existem algumas maneiras de reparar um descolamento de retina. A chance de cada tipo de cirurgia ajudar a restaurar uma boa visão varia de caso para caso. A causa, localização e tipo de descolamento geralmente determinam qual cirurgia funcionará melhor. Outras condições ou problemas oculares também podem desempenhar um papel na decisão.

Você pode precisar de mais de uma cirurgia para recolocar a retina se o tecido da cicatriz da primeira cirurgia crescer na superfície da retina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *