Moscas Volantes: O que causam e quais são os tratamentos indicados

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

As Moscas Volantes, são um defeito ocular comum que está especialmente associado ao envelhecimento. Consiste no aparecimento de manchas ou corpos flutuantes de diferentes formas em nosso campo visual, como pontos ou fios, especialmente quando nos concentramos em um fundo claro e iluminado.

As Moscas Volantes podem ter diferentes formas: pequenos pontos, círculos, linhas, nuvens ou lembrar-nos de pequenos animais, como uma mosca, razão pela qual também são conhecidos como Moscas Volantes.

Estas manchas são geralmente cinzentas ou pretas, razão pela qual se distinguem mais claramente contra um fundo brilhante ou claro.

Causas

Para entender as causas das Moscas Volantes, é importante entender a área do olho que é afetada. O vítreo é uma estrutura gelatinosa encontrada no interior do olho, em contato com a retina, e que é composta por água e ácido hialurónico. 

A causa mais comum de Moscas Volantes é que ao longo dos anos esta gelatina pode liquefazer-se e separar-se da retina, produzindo uma condição conhecida como descolamento posterior do vítreo.

Isto leva à formação de pequenas fibras de colágeno que acabam se agrupando e produzindo uma sombra na retina, que dá origem às Moscas Volantes.

Na maioria dos casos, as moscas volantes são uma condição inofensiva que não afecta a nossa capacidade de ver correctamente e não está associada a nenhuma condição maligna. 

No entanto, é importante consultar um oftalmologista para um diagnóstico correto. O seu aparecimento súbito pode indicar a presença de um problema ocular que requer atenção imediata, por isso é essencial não faltar à visita ao especialista.

Se as Moscas Volantes forem acompanhadas de outros sintomas, como perda de visão lateral, flashes de luz, aumento do tamanho das manchas ou se pararem de se mover, é aconselhável consultar urgentemente um oftalmologista para descartar quaisquer complicações relevantes.

Sintomas

Os sintomas das Moscas Volantes são claros e facilmente percebidos por qualquer pessoa que sofra desta condição.

Ocasionalmente, uma pessoa pode ver pequenos pontos ou nuvens se movendo em seu campo de visão, razão pela qual são chamados de corpos flutuantes. 

São geralmente vistos olhando para um fundo simples e claro, como uma parede ou céu azul, quando há mais luz, ou olhando para um papel branco.

Diagnóstico

Apenas um oftalmologista pode diagnosticar esta condição. Um oftalmologista realizará um exame completo para localizar o desprendimento do vítreo no fundo. 

A periferia da retina será estudada para encontrar lesões que possam predispor a um futuro descolamento da retina.

Tratamentos

As Moscas Volantes, embora irritantes, são uma condição que normalmente não compromete a saúde visual e normalmente desaparece após algum tempo sem afetar a nossa visão. 

Se não são devidas a uma condição subjacente, mas são o resultado de envelhecimento ou outra causa, o oftalmologista geralmente não aplica nenhum tratamento e a pessoa afetada se acostuma à sua presença sem grandes repercussões.

Ainda assim é fundamental que um oftalmologista seja consultado sobre essa condição, por tanto, se você observou Moscas Volantes em seu campo de visão, procure imediatamente.

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco por aqui.
WeCreativez WhatsApp Support
Recepção
Recepção
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Faturamento
Faturamento
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cirurgias
Cirurgias
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Exames
Exames
Acessível