O que é a Anisometropia?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Anisometropia é uma condição refrativa que pode afetar seriamente a visão binocular nos casos em que existe uma diferença de dioptria considerável entre os dois olhos. Dentro das anisometropias, podemos definir duas classes:

  • Anisometropia devido à presença de um erro refrativo diferente em cada olho (por exemplo, o olho direito sofre de miopia enquanto o olho esquerdo é clarividente).
  • Anisometropia devido a uma grande diferença de dioptria na graduação de ambos os olhos (de quatro considera-se que o problema afeta seriamente a visão binocular).

Assim, a dimensão da anisometropia pode ser considerada de acordo com a quantidade de dioptrias que diferem de olho para olho.

Devemos também distinguir a origem ou etiologia da mesma, podendo ser congênita ou aparecer em adultos (após cirurgia de trauma ou descolamento de retina).

Problemas associados

Devemos ter em mente que quando há uma diferença de dioptrias considerável entre os olhos, a imagem que o cérebro interpreta de um olho para o outro também será diferente.

No caso de bebês e crianças, se uma das imagens que atinge o cérebro estiver embaçada, o cérebro terá dificuldade em fundi-las e não permitirá que a visão do olho com maior performance se desenvolva normalmente.

Por esta razão, se estes problemas de visão não forem corrigidos, o cérebro pode eliminar a visão de pior qualidade, resultando na condição popularmente conhecida como “olho preguiçoso” (ambliopia). Por sua vez, o desvio ocular ou estrabismo pode aparecer.

Diagnóstico e tratamento

Na maioria das vezes, um par de óculos ou lentes de contato é o tratamento escolhido pelos oftalmologistas e pacientes. As revisões subsequentes com o oftalmologista irão corrigir quaisquer diferenças que possam ocorrer ao longo do tempo.

Em pacientes adultos e após um exame detalhado, poderá também ser indicada a cirurgia refrativa. Nesse caso o oftalmologista avaliará a técnica cirúrgica que melhor se adapta a cada caso.

Consulte sempre um oftalmologista 

É importante que, para evitar este e outros problemas que possam afetar a nossa saúde ocular, façamos um check-up oftalmológico anual para prevenir e tratar qualquer doença em seu estágio inicial, garantindo o sucesso do tratamento.
Você pode solicitar uma consulta na Pró-Visão preenchendo o formulário nesta página. Nossa equipe se encarregará de oferecer as melhores soluções para o cuidado de seus olhos.