O que é o “Olho Preguiçoso” e como é feita a Reabilitação Visual?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Ambliopia tem o público infantil como seu principal alvo, isto porque ela ocorre quando a visão (não necessariamente dos dois olhos) não se desenvolve da maneira correta no período da infância.

Porém, ainda que você nunca tenha ouvido falar sobre esta enfermidade, muito provavelmente já escutou sua denominação popular: “Olho Preguiçoso”. 

Mas o que é a Ambliopia?

Bom, é fato que a condição de olho preguiçoso pode causar danos crônicos à visão de qualquer pessoa, caso não haja o tratamento realizado de maneira precoce.

No entanto, para explicar do que se trata, de fato, a ambliopia, vamos passar agora pelos principais problemas oculares que podem causá-la. Confira!

Estrabismo

Sendo uma condição já bastante conhecida pela maioria das pessoas, o estrabismo é considerado um dos motivos mais comuns entre as causas do olho preguiçoso.

Normalmente, quando uma criança possui a condição de estrabismo, um dos olhos está olhando para frente, mas o outro está sempre mirando para um lado diferente. Isto, podendo ser para dentro, para fora, para cima ou para baixo. 

Dessa forma, o globo ocular que não está virado para a direção correta acaba sendo, de certa forma, esquecido pelo cérebro, que concentra a visão apenas no olho saudável, com o objetivo de evitar a condição que conhecemos como visão dupla. Por isso, seu desenvolvimento acaba tendo um atraso, causando a ambliopia.

Ptose (pálpebra caída)

A Ptose palpebral, explicando de maneira simples, nada mais é do que a situação em que um ou os dois olhos ficam um pouco “caídos”. No entanto, ela geralmente é inofensiva, já que se trata apenas de uma falha na pálpebra que pode, inclusive, ir e voltar aos olhos frequentemente.

Na maioria das vezes, a Ptose é adquirida hereditariamente, mas também pode ser causada por um derrame, tumor cerebral ou até mesmo câncer nos nervos ou músculos.

E, em casos mais graves, a condição pode cobrir quase todo o olho, fazendo com que algo similar ao estrabismo aconteça (cérebro atuando em apenas um olho), tornando assim a ambliopia ocorrer com maior facilidade.

Como a Ambliopia afeta a visão?

Veja quais são os problemas causados à visão pela ambliopia:

  • Perda de líquido no olho preguiçoso;
  • As chances de perda de visão no olho saudável são aumentadas, visto que, geralmente, o “melhor olho” é o primeiro afetado pelas doenças oculares;
  • A capacidade de ver em profundidade (visão binocular) é consideravelmente diminuída.

Como a Reabilitação Visual (Ortóptica) feita na Pró-Visão trata a Ambliopia?

A Reabilitação Visual vem sendo utilizada em cada vez mais problemas oculares existentes atualmente. E, para o caso da Ambliopia, este fator pode auxiliar muito na recuperação do olho preguiçoso.

Por isso, a Pró-Visão realiza este processo com excelência!

A recuperação para casos de ambliopia é feita através do que chamamos de Terapia Visual, que inclui exercícios para os olhos, atividades de processamento visual-motoras e terapias neurológicas.

Fato é que, não importando qual seja o seu problema ocular ou o de seu filho, a recomendação é sempre a de procurar um oftalmologista de qualidade.

Por isso, conte com a Pró-Visão e marque já a sua consulta!