O que fazer quando meus olhos estão amarelados?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Os olhos são importantes termômetros que indicam quando algo não vai bem com o organismo. Eles podem ficar doloridos em casos de conjuntivite e vermelhos em casos de derrame ocular, por exemplo.

Existem momentos em que os olhos podem até mesmo assumir uma coloração amarelada. Essas situações normalmente ocorrem quando há, no sangue, o acúmulo em excesso de uma substância produzida pelo fígado, a bilirrubina.

E por essa razão, uma das causas para o amarelado nos olhos está diretamente ligada a complicações no funcionamento do fígado, como a cirrose, a icterícia ou a hepatite.

Outras causas do amarelo nos olhos

Apesar de essas serem as causas mais comuns, o olho amarelado pode ser sintoma de uma série de outras doenças .

Veja abaixo a lista de enfermidades que podem ser indicadas somente com os olhos:

  • Hemólise: Ela consiste na quebra de células vermelhas no sangue e a consequente liberação de hemoglobina. Essa situação pode provocar uma série de alterações no corpo, como o próprio amarelado nos olhos;
  • Câncer: Quando os tumores de cânceres como o de pâncreas e de fígado estão em estágios avançados, eles deixam os olhos amarelados ;
  • Anemia Hemolítica: Nessa doença, o próprio corpo produz anticorpos que matam as células vermelhas do sangue. Esta enfermidade causa ainda o acúmulo de bilirrubina, fator responsável pelo tom amarelado nos olhos, como foi citado no início.

Fora esses diagnósticos, os olhos amarelos podem ser sinais de ausência de ferro no organismo e sintomas de doenças comuns em regiões tropicais, como a febre-amarela e a malária.

Os olhos amarelos podem, ainda, ser a causa do bloqueio de um canal biliar. Neste caso, o recomendado é que o paciente seja encaminhado o mais rápido possível para uma cirurgia ou endoscopia para que o canal afetado seja liberado.

Olhos amarelos em recém-nascidos

Os olhos amarelados podem aparecer até mesmo em recém-nascidos. Mas, se este for o caso, a ocorrência é sinal de icterícia neonatal.

Caracterizada pelo excesso de bilirrubina na corrente sanguínea do bebê, ela surge entre o segundo e o terceiro mês de vida do recém-nascido.

Aqui , o recomendado é que o bebê seja alimentado a cada duas horas, com o intuito de facilitar a exclusão de resíduos intestinais.

Tratando os olhos amarelos

Verdade seja dita, não existem meios de evitar o amarelamento da esclera ocular. Apesar disso, há uma série de recomendações médicas que visam diminuir os riscos da contração de doenças hepáticas, que deixam o olho amarelo.

A comunidade hepatológica sugere que as pessoas mantenham bons hábitos de saúde, evitando ao máximo ou até extinguindo o consumo do álcool, além da prática de atividade física com frequência.

Outros apontamentos inclinam para a redução da prática da automedicação, ou seja, sem orientação médica, e a diminuição do consumo de chás. Afinal, mesmo sendo naturais, eles podem afetar o fígado.

Fora esses fatores, uma prática simples e que deveria ser realizada todo mês já poderia prevenir a aparição do amarelo nos olhos . Ela consiste na realização de exames de rotina.

É importante ressaltar que a verdadeira causa do olho amarelo pode ser diagnosticada através de exames clínicos. Por isso, é importante visitar centros oftalmológicos quando essa situação acontecer.

Mas onde diagnosticar?

Neste artigo, você pôde notar que o amarelado nos olhos pode ser sinal de uma série de doenças que, muitas vezes, não estão nem conectadas à nossa visão.

Por isso, é necessário que o diagnóstico da enfermidade seja feito por uma clínica confiável, que se preocupe o máximo possível com os seus olhos, contando com uma equipe de oftalmologistas especializados e equipamentos modernos.

E a solução que temos para você é a Pró-Visão! Aqui, temos tudo isso e muito mais, sempre pensando na saúde de seus olhos.

Marque uma consulta!