Os olhos realmente podem mudar de cor?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Uma dúvida muito comum é se os olhos realmente podem mudar de cor. A cor dos olhos é determinada pela genética, se mantendo desde o nascimento. Mas, existem alguns casos em que a cor dos olhos pode ser afetada.

A cor dos olhos refere-se a íris, o anel colorido ao redor da pupila que controla a quantidade de luz que entra no olho. A cor dos olhos depende da presença da proteína chamada melanina.

As células responsáveis pela pigmentação dos olhos são conhecidas como melanócitos,que secretam as melaninas do seu corpo; onde precisam ser necessárias, como os olhos e o cabelo.

Os melanócitos respondem à luz, por isso no verão ficamos bronzeados. Nos casos de recém-nascidos, eles nunca foram expostos à luz, por isso é comum que as pessoas notem a mudança na cor dos olhos dos bebês.

Portanto, a maioria dos bebês nascerá com os olhos castanhos. Mas, ainda assim, muitos recém-nascidos podem nascer com os os olhos azuis ou acinzentados, por isso o contato com a luz no primeiro ano de vida podem causar mudanças dessas cores.

Algumas causas para mudança da cor dos olhos 

Ainda que a mudança da cor dos olhos quando recém-nascidos aconteça, muitas condições podem estar relacionadas à alteração da cor dos olhos. Veja mais abaixo.

Heterocromia

Em pessoas com heterocromia, a cor da íris de um olho é diferente da outra, por exemplo, um olho azul e outro castanho. Sendo possível a mesma íris possuir duas cores.

Os casos de heterocromia não estão relacionados a nenhum outro sintoma ou causa médica. É marcada somente por condições genéticas e raramente essa condição está relacionada a fatores congênitos, lesões ou doenças.

Glaucoma pigmentar

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, uma das principais causas que podem levar à cegueira.  No glaucoma pigmentar, o pigmento colorido nos olhos, formado pela íris, se desprende formando pequenos grânulos, causando um bloqueio de drenagem do fluido, aumentando a pressão intraocular. A cor dos olhos, neste caso, pode ser alterada.

Tumores da íris

Os tumores da íris podem crescer tanto dentro, como atrás da íris. Os tumores que ocorrem na íris podem ser melanomas malignos (câncer agressivo). Porém, a maioria das pessoas que sofrem com tumor na íris não apresentam sintomas.

Por isso, se você notar mudanças na aparência dos seus olhos. Consulte um oftalmologista, para detectar e indicar o melhor tratamento para os seus olhos.

Síndrome da uveíte de Fuchs  

A uveíte é uma condição que está caracterizada pela inflamação em diferentes partes do olho, a uveíte em pessoas com heterocromia pode desempenhar o desenvolvimento das cores anormais dos olhos.

Os sintomas de uveíte heterocrômica de Fuchs podem incluir a mudança na cor dos olhos. Além disso, essa doença pode levar a condições como a catarata ou glaucoma.

Cuide dos seus olhos com a Pró-visão Macapá!

Todas as condições médicas citadas podem causar a mudança da cor dos olhos. Portanto, se você notar qualquer mudança nos olhos, procure por um médico especialista.

E nós da Pró-visão somos uma clínica que conta com profissionais altamente capacitados para proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

Agende sua consulta com os profissionais da Pró-visão!