É comum na população idosa o aparecimento da catarata, mas ainda surgem algumas dúvidas sobre o tratamento. A catarata é uma problema ocular que se não for tratada da maneira correta, pode levar à cegueira.
A cirurgia ocular é um dos tratamentos mais eficazes para reverter os casos de catarata, para proporcionar a qualidade de vida para o paciente. A cirurgia utiliza lentes intraoculares no lugar do cristalino dos olhos que é retirado.
Mas, o que é a catarata?
Catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, que tem como função dar foco da visão em suas diferentes distâncias. Quando esse estado é agravado ou não é feito um tratamento adequado, ocorre a perda da visão.
Por esse motivo, a cirurgia Facoemulsificação é uma das alternativas de proporcionar qualidade de vida.
Cirurgia Facoemulsificação
Uma vez que a catarata surge e é agravada, somente a cirurgia é capaz de reverter a condição. É através dela, que o paciente pode recuperar sua visão por completo. A técnica dessa cirurgia envolve uma lente intraocular que é implantada no cristalino do olho, executando a mesma função.
Além da catarata essa cirurgia soluciona outros problemas oculares como: miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada.
Tipos de lentes intraoculares
Os tratamentos para as condições de catarata evoluem a cada dia, assim como os procedimentos cirúrgicos. E as lentes intraoculares que são utilizadas no procedimento cirúrgico, devem ser escolhidas de modo correto e com o grau adequado.
A escolha da lente precisa ser feita junto ao médico, pois existe uma diversidade de lentes intraoculares, que podem ser apresentadas em quatro grupos. São elas:
Lente Intraocular Monofocal Tórica
Este tipo de lente é indicado para pacientes que possuem astigmatismo possuindo uma curvatura específica para cada caso individualmente. Além de corrigir o astigmatismo, corrigem também a miopia ou hipermetropia. Como ela não corrige a presbiopia, o paciente necessita usar óculos para perto, para a leitura.
Lente Intraocular Monofocal Não-tórica
Este tipo de lente é indicado para pacientes que possuem miopia ou hipermetropia, e que não possuem astigmatismo. Como ela não corrige a presbiopia, o paciente irá precisar usar óculos para perto (leitura).
Lente Intraocular Multifocal Tórica
Este tipo de lente é indicado para pacientes que possuem astigmatismo e também irá corrigir a miopia ou hipermetropia, além da presbiopia, portanto o paciente não precisa usar óculos para longe e nem para perto.
Lente Intraocular Multifocal Não-tórica
Essa lente é indicada para pacientes que não tem astigmatismo e irá corrigir a miopia ou hipermetropia, além da presbiopia, portanto o paciente não precisa usar óculos para longe e para perto.
Lente intraocular multifocal
As lentes intraoculares multifocais, existem 3 tipos: as bifocais (que corrigem a visão de longe e de perto, sem corrigir muito bem a visão intermediária a cerca de 60 a 80 cm); as trifocais (que corrigem a visão de longe, de perto e visão intermediária para o computador a cerca de 60 a 80 cm); e ainda as lentes multifocais de foco estendido (que corrigem bem a visão de longe e visão intermediária, porém a visão muito próxima a cerca de 30 cm não é tão boa).
Vale ressaltar que a escolha da melhor lente para o seu olho é uma escolha compartilhada do médico com o paciente, entendendo as vantagens e desvantagens de cada lente para cada caso.
Pró-Visão para a saúde dos seus olhos!
A Pró-Visão é uma clínica oftalmológica que proporciona o melhor cuidado para os pacientes, contando com equipamentos da mais alta qualidade para garantir a saúde dos seus olhos.
Proporcionamos bem-estar e qualidade de vida para todos os pacientes. Somos a clínica ideal para você em Macapá!
Fale conosco e agende a sua consulta!