Visão cansada: tudo que você precisa saber

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sempre que mencionamos vista cansada, estamos nos referindo à fadiga ocular ou mais conhecido como presbiopia. A vista cansada pode ser causada por diversos fatores, ou simplesmente por resultados de esforço ocular acrescido que desaparecem apenas com repouso.

Geralmente é mais comum após os 40 anos, sendo progressivo. Quanto mais avançado os sintomas, as dores de cabeça ou fadiga nos olhos podem aumentar gradativamente. Por isso, é importante perceber quando sua vista está cansada, e saber identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos.

Qual a causa?

A vista cansada pode ser causada devida a perda de elasticidade da lente do olho, o cristalino, resultando no seu enrijecimento, que acontece devido ao processo natural de envelhecimento do corpo. 

Com o tempo, os músculos ciliares tendem a ficar mais enfraquecidos, impedindo que o cristalino se adapte às diferentes necessidades de foco. Assim sua consequência é a projeção de imagens borradas na retina. 

Vale lembrar que o uso de aparelhos eletrônicos, como: computadores, celulares, videogames e tablet. São os principais causadores da vista cansada. Qualquer atividade que requer o uso intensivo dos olhos, como um longo período de condução, principalmente a noite, pode causar fadiga ocular e dores na cabeça. 

Sintomas 

Se você precisa segurar um livro ou o seu smartphone mais longe, para poder enxergar melhor, fique sabendo que este é um sintoma bem característico da presbiopia. 

Além disso, outros sintomas que indicam o problema são:

  • Precisar de muita luz para enxergar de perto
  • Dores de cabeça
  • Fadiga Ocular
  • Visão borrada para ler em distância normal
  • Dificuldade para enxergar letras muito pequenas

Quando a pessoa percebe que está com a vista cansada geralmente recorre ao método mais rápido que é a compra de óculos de grau e de fato é a melhor solução, pois o mesmo compensará a falta de flexibilidade do cristalino, fazendo com que a imagem projete corretamente na retina. Além disso, lentes de contato ou até mesmo a cirurgia são eficazes. 

Lembre-se!

Erros refrativos como: miopia, astigmatismo e hipermetropia quando não corrigidos podem desencadear um esforço maior dos olhos, originando o cansaço ocular.

Tem sentido a vista cansada? Agende uma consulta conosco, nossa equipe de médicos darão o melhor atendimento para você. Agende sua consulta agora mesmo.