Visão Subnormal: Como a reabilitação proporciona independência e qualidade de vida do paciente

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você sabe o que é a visão subnormal e como a reabilitação visual proporciona qualidade de vida? Leia este artigo para entender mais sobre o assunto e qual o melhor tratamento a ser feito.

A visão subnormal (também conhecida como baixa visão) acomete muitas pessoas no mundo todo, esse problema acontece quando lentes de contatos, óculos comum ou implantes de lentes intraoculares não conseguem dar nitidez a visão da pessoa.

Quem sofre de baixa visão são aquelas pessoas que perderam até no máximo 20% da sua visão. O motivo dessa “perda” são os mais variados tipos e um dos seus sintomas mais recorrentes é a dificuldade em realizar atividades manuais, dificuldade na leitura, dificuldade na locomoção e outras tarefas simples no cotidiano, visualizar manchas escuras nos olhos pode ser um sintoma.

Essa causa pode ser comum para certos grupos, como idosos, diabéticos, bebês que tiveram algum tipo de doença na gestação como rubéola, sífilis, toxoplasmose e outras, além de bebês que nasceram prematuros.

O número de pessoas que podem sofrer de visão subnormal, tende a aumentar pelo fato da maior expectativa de vida, quanto pela não cura de doenças que provocam baixa visão como: Degeneração Macular relacionada à idade ou como diabetes, glaucoma, catarata, descolamento de retina e outros traumas oculares.

Essa deficiência possui tratamento?

Os tratamentos para quem sofre de visão subnormal, variam, mas essa doença não tem cura. Por isso, os tratamentos podem apenas auxiliar e promover uma melhor qualidade de vida.

Como no caso da reabilitação visual ela não recupera o que foi perdido, mas é capaz de promover a independência para os pacientes, com adaptação e treinamento para visão, a fim de maximizar a visão residual.

Além, de óculos com lentes de aumento e lupas manuais, que facilitam a autonomia de quem sofre dessa doença.  

Dicas para facilitar no dia a dia

  • Ampliar letras dos aparelhos eletrônicos; 
  • Iluminar bem o ambiente;
  • Reduzir o ofuscamento (cobrir aparelhos que refletem luz para não confundir a visão);
  • Aumentar o contraste (usar caneta preta para escrever, preferir objetos que tenham cores fortes, para que eles fiquem mais definidos);
  • Acomodar-se no lugar certo.

Um ponto importante é não se isolar, muitas pessoas quando apresentam essa deficiência visual, passam por dificuldades e desafios para ter uma boa qualidade de vida. Por isso, o apoio de amigos e familiares é essencial nesse processo, além de estar sempre dispostos a encontrar maneiras de ajudar e facilitar a vida do paciente. 

Conheça a Pró-visão!

Na Pró-visão contamos com profissionais altamente qualificados para atender as necessidades de cada paciente.

Para o caso de visão subnormal, sabemos que a reabilitação visual ajuda notavelmente no tratamento e aqui na Pró-visão realizamos esse processo, através de exercícios para os olhos, como atividades motoras e terapias neurológicas.

Os equipamentos que são utilizados para esse tratamento, são equipamentos eletrônicos, ferramentas de estimulação motora e sensorial, para que o foco seja bem trabalhado.

Busque pelos nossos profissionais para um acompanhamento de qualidade na sua reabilitação ocular. Nossa equipe técnica é de alto nível, principalmente em todo o corpo clínico que está sempre em busca de melhor atendê-los.

Marque a sua avaliação. Fale conosco!