Você sabe o que é a Quemose Conjuntival?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O olho é uma das partes mais sensíveis do corpo. Ele pode canalizar sintomas de diversas outras enfermidades.

Por ser um órgão que fica exposto, qualquer anomalia nele presente pode ser notada pelas pessoas. Uma delas é a chamada quemose conjuntival, ou apenas quemose.

O que é?

A quemose conjuntival nada mais é do que um inchaço na conjuntiva ocular, um tecido que abraça o interior da pálpebra e a superfície do olho.

De maneira simples, ela é caracterizada pela aparição de uma bolha na parte branca dos olhos. Esta situação é decorrente do acúmulo de líquido na conjuntiva.

Causas

Essa enfermidade pode ter sua origem a partir de reações inflamatórias na conjuntiva, as quais são originadas por quadros alérgicos.

Tais quadros alérgicos podem ser decorrentes da sensibilidade ao pólen ou ao pelo de animais. No entanto, a quemose pode ser causada também por outros fatores.

Ela pode surgir como reação pós-procedimento cirúrgico no globo ocular, a partir de angioedema, infecções bacterianas e/ou virais, hipertireoidismo e até mesmo lesões nos olhos.

Além disso, o contato com produtos químicos e o ato de esfregar os olhos podem cooperar para a origem da enfermidade.

Como posso identificar os sintomas?

Como o olho é uma parte do corpo bastante sensível, pode haver diversas sensações incômodas durante o dia que não são, necessariamente, sintomas de algo que deva despertar preocupação.

Porém, quando essas sensações persistem, é hora de procurar ajuda. E no caso da quemose conjuntival, os sinais de que a pessoa a contraiu podem ser:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Lacrimejo com lágrimas encorpadas;
  • Dificuldade para realizar os movimentos de abrir e fechar os olhos;
  • Visão embaçada;
  • Dor na cavidade ocular;
  • Ocorrência de secreção ocular;
  • Restrição da clareza visual.

E o tratamento? Como posso fazer?

Caso a pessoa sinta alguns desses sintomas, é bom que ela fique atenta aos cuidados que devem ser tomados para que a enfermidade não se alastre e acabe evoluindo para quadros mais severos.

Portanto, o tratamento da quemose conjuntival vai depender exclusivamente do diagnóstico dado pelo médico oftalmologista. No entanto, é possível aliviar o inchaço com algumas práticas simples:

  • Aplicando compressas frias na região em que a bolha se pronuncia;
  • Para aquelas pessoas que usam lente de contato, o ideal é suspender a utilização por alguns dias para aliviar a sensação de inchaço;
  • Se a quemose for tida por um oftalmologista como decorrência de conjuntivite bacteriana, é recomendado o uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Se a quemose for consequência de uma reação alérgica, ela poderá ser tratada a partir do uso de antialérgicos.

Observando estes métodos de tratamento fica claro que a quemose conjuntival é uma enfermidade que pode ser tratada de duas principais formas: a farmacológica e a cirúrgica.

A farmacológica por si só é simples, pois pode ser tratada em casa a partir de um receituário oftalmológico.

Já a cirúrgica, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para internação, buscando resolver a questão da quemose.

O importante é que a pessoa esteja ciente que a qualquer sinal de incômodo duradouro, a ida a um centro oftalmológico é imprescindível.

Afinal, lá os médicos responsáveis poderão dar um diagnóstico preciso e um tratamento certeiro.

E isso é algo feito com perfeição na Pró-Visão!

A Pró-Visão, caso você ainda não saiba, é uma clínica oftalmológica localizada em Macapá, capital amapaense.

Aqui, nós estamos sempre preocupados o máximo possível com a sua saúde ocular, já que, como dito no início, os olhos são uma das partes mais sensíveis de nossos corpos.

Para isso, temos o mais alto nível na equipe de oftalmologistas e de equipamentos, para que exames e diagnósticos sejam feitos com perfeição.

Tudo isso, somado à nossa experiência, só poderia resultar também nos melhores tratamentos.

Marque sua consulta na Pró-Visão!

4.7/5 - (67 votes)