3 problemas oculares que causam ardência nos olhos

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

É comum às vezes acontecer uma pequena ardência em nossos olhos, que traz incômodo, irritação e até mesmo dor. Muitas das vezes a ardência nos olhos é passageira, causada por alguma interferência externa. Outras vezes a ardência persiste, trazendo um incômodo constante. 

Nestes casos a visita ao oftalmologista é imprescindível para realização de um diagnóstico acurado das causas da ardência, além de indicar a melhor forma de tratamento.

Acompanhe neste artigo, os 3 problemas oculares que podem causar ardência nos olhos.

O que é a ardência nos olhos?

Antes de conhecermos os problemas oculares que podem causar ardência nos olhos, é preciso entender o que é essa ardência. Esse incômodo na vista é uma irritação ocular, que muitas vezes descrevemos como se tivéssemos a sensação de estar com areia nos olhos ou com os olhos ardendo.

É importante ter atenção que uma irritação ocular pode provocar a sensação de coceira nos olhos. A tendência é de coçar os olhos com muito mais frequência quando se tem ardência nos olhos com a intenção de aliviar o incômodo, porém pode resultar na agravação do quadro. Por isso é preciso conter essa tentação e não coçar os olhos por duas boas razões:

  • Ao coçar os olhos você estimula a produção de substâncias químicas próprias do olho, o que vai aumentar a sensação de ardência e vontade de coçar;
  • Outro motivo para não coçar os olhos é que você aumenta as hipóteses de contágio, agravando a situação.

Quais os principais problemas oculares?

A ardência nos olhos, na maior parte das vezes, não é sinal de um problema grave, sendo um sintoma comum de alergia ou exposição à fumaça. Contudo, é preciso considerar outros sintomas que estejam presentes como olhos inchados, lacrimejamento, coceira ou irritação nos olhos e quando estes sintomas surgiram para informar ao médico. Veja logo abaixo alguns dos principais problemas que podem causar ardência nos olhos.

Conjuntivite 

Um dos maiores problemas oculares que causa ardência nos olhos é a conjuntivite. Os principais sintomas dessa inflamação além da ardência nos olhos, são a vermelhidão, lacrimejamento, formação de secreção e sensibilidade à luz.

O principal agente causador da conjuntivite são as bactérias, vírus e fungos.

Alergia  

Outro problema comum que pode causar ardência nos olhos são as alergias. A alergia do olho nada mais é que uma resposta do sistema imunológico quando à algum corpo estranho nos olhos. Ou seja, quando você fica exposto a ambientes com muita poeira, poluição ou fumaça, acaba causando ardência.

Olho seco 

Outro motivo que causa a ardência dos olhos, é o olho seco. O olho ressecado não produz lágrimas em quantidade suficiente, trazendo a sensação de ardência.

Quem tem olho seco geralmente sente muito incômodo quando exposto a ambientes externos, contato com ventos, fumaça ou luz.

O mau uso ou o uso contínuo de lentes de contato também pode acometer o olho seco, causando ardência nos olhos.

Esse problema ocular pode acontecer em qualquer idade e precisa ser tratado o quanto antes, já que o tratamento inadequado pode acarretar doenças sérias e prejudiciais à saúde dos olhos.

Para uma avaliação desse e de qualquer outro incômodo em seus olhos, entre em contato e agende uma consulta com nossos oftalmologistas! 

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco por aqui.
WeCreativez WhatsApp Support
Recepção
Recepção
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Faturamento
Faturamento
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cirurgias
Cirurgias
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Exames
Exames
Acessível