A maioria das pessoas não se atentam quando o assunto é a saúde dos olhos. Consultar um oftalmologista é algo que muitos só fazem quando surge alguma urgência.
Este comportamento não é recomendável, uma vez que muitas doenças oculares são curadas desde que o diagnóstico seja precoce.
Sem falar que, quando há um acompanhamento periódico, fica muito mais fácil de identificar anomalias ou mudanças nos olhos. Além disso, é preciso se informar para cuidar da saúde de seus olhos.
Por isso, resolvemos listar algumas dicas que você pode colocar em prática. Veja, abaixo, quatro informações sobre a saúde dos olhos que você não conhecia:
Cada fase da vida exige exames específicos
Exames oculares são essenciais para qualquer pessoa e variam de acordo com cada determinada fase da vida.
Nesse sentido, podemos dizer que os cuidados com a saúde dos olhos precisam começar desde o nascimento. Nessa fase, um dos exames de visão indispensáveis é o famoso teste do olhinho.
Já na fase adulta, o exame de visão mais importante é o de rotina. Não é recomendável fazer apenas quando houver algum tipo de incômodo ou dificuldade para enxergar.
Alguns alimentos ajudam a preservar a saúde dos olhos
Apesar de soar como uma crença popular, a verdade é que comer cenoura faz bem para a saúde dos olhos sim. Alguns alimentos devem ser incluídos na dieta de qualquer um que queira ter uma vida mais saudável.
Peixes, por exemplo, são ricos em ômega 3 e 6, que ajudam a preservar os vasos sanguíneos que irrigam a retina. Sem falar que eles também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E.
Óculos escuros não são apenas acessórios
Uma informação que muita gente não sabe é que óculos escuros não são apenas um acessório para compor o visual. Um par de óculos escuros de boa qualidade protegem os olhos da exposição excessiva do sol ou de raios ultravioleta.
O mais importante nesse ponto é consultar um oftalmologista para verificar se você precisa de lentes especiais ou não. As lentes precisam ter comprovação de origem e apresentarem filtro de proteção contra os raios UVA, UVB e UVC.
Nunca compre óculos escuros sem verificar essas características, pois o uso contínuo pode trazer problemas para a saúde dos olhos.
Dores de cabeça podem significar problemas na visão
Nunca subestime os sinais que seu corpo dá. Se você sente dores de cabeça constantemente e não procura a raiz do problema, cuidado! As dores de cabeça podem ser consequência de problemas na visão.
Algumas doenças oculares como hipermetropia e astigmatismo são comuns, mas precisam ser tratadas. Caso contrário, as dores de cabeça irão persistir e atrapalhar sua produtividade.
Sem falar que existe a possibilidade de ser algo mais grave, pois um dos sintomas de glaucoma é sentir uma dor intensa ao redor do olho, que pode ser confundida com dor de cabeça.
Sempre procure um oftalmologista
Para evitar dúvidas ou iniciar tratamentos sem diagnósticos corretos, a melhor saída é buscar um oftalmologista para realizar os exames necessários. Não deixe de acessar nosso blog para ler mais dicas e informações sobre o assunto!