5 alimentos que fazem bem para a visão e a saúde dos olhos

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Na hora da alimentação, todos temos alguma lembrança afetiva do momento, e entre elas certamente você tem aquela lembrança específica de mãe dizendo: “Filho, come banana, ajuda a evitar cãibra”, entre outros.

E elas tem razão! Existem alimentos que ajudam em diversas funções do nosso corpo, como cicatrização, reposição de ferro e proteínas, e também existem alimentos que ajudam na saúde dos olhos e visão. 

Certos nutrientes como Vitamina A, E, ômega 3, entre outros fazem muito bem para os olhos, por isso consumir alimentos ricos desses nutrientes ajudam a prevenir diversos problemas de visão como olho seco, degeneração macular e até mesmo glaucoma. 

Além disso, esses alimentos agem indiretamente prevenindo doenças que também afetam a saúde dos olhos, como hipertensão e diabetes.

Pensando nisso, listamos abaixo cinco alimentos que contém nutrientes e vitaminas que ajudam você a manter a visão e os olhos saudáveis. Confira abaixo:

Peixes

Os peixes são fontes de ácidos graxos, ômega 3 e vitaminas A, B, D e E. Além disso, peixes como sardinha, salmão e atum são ótimos estimulantes para a circulação sanguínea. 

Ingerindo regularmente esses alimentos, sua retina receberá oxigênio, essencial para a saúde dos olhos. Além disso, esses alimentos ajudam na prevenção de problemas como a síndrome do olho seco, que causa irritação e vermelhidão nos olhos. 

Cenoura e outros vegetais alaranjados

A ausência de vitamina A pode ainda causar cegueira noturna, que é a diminuição da visão e foco em locais com menos luz, em especial à noite. 

A cenoura, assim como outros alimentos laranjas, são ricos em vitamina A e betacaroteno, que são antioxidantes importantes para proteger a retina. Além disso, esses alimentos mantém a saúde e viço da pele.

Ovos

Gemas de ovos de galinha são riquíssimas em luteínas e zeaxantina, ativos com poder antioxidante que atuam prevenindo a DMRI (degeneração macular relacionada à idade), uma doença que pode levar a cegueira. 

No entanto, as gemas de ovos são ricas em colesterol, por esse motivo, o consumo não deve ultrapassar 1 ovo por dia.

Alho e cebola

Especiarias como alho e cebola atuam melhorando a circulação sanguínea e ajudam no controle do colesterol, aumentando assim a quantidade de sangue na irrigação dos olhos e previnem diabetes e hipertensão. 

Além do alho e cebola, alimentos como gengibre, beterraba e laranja também atuam controlando a pressão e combatendo a má circulação. 

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas são mais exemplos de alimentos antioxidantes, que agem combatendo os radicais livres e são ricas em vitamina C e flavonoides. 

As frutas vermelhas também são grandes aliadas na prevenção de doenças como a degeneração macular, que podem levar à cegueira irreversível. 

Se consulte regularmente com um oftalmologista

Ainda que esteja se alimentando de forma saudável e consumindo todos os itens da lista acima, é indispensável que você se consulte com um oftalmologista ao menos uma vez ao ano.

O check up periódico dos olhos é essencial para o diagnóstico precoces de doenças que podem inclusive levar à cegueira irreversível, como a degeneração macular.

Por isso, é importante sempre que você se consulte regularmente com um profissional. Na Pró-Visão, contamos com profissionais altamente qualificados e um e corpo clínico especializado e qualificados na área da Oftalmologia. 

Venha se consultar conosco, estamos esperando por você!