A cafeína ajuda quem tem olhos secos?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Também conhecida como ceratoconjuntivite seca, a síndrome dos olhos secos é uma condição ocular que ocorre quando as lágrimas não fornecem a hidratação adequada para os olhos, fazendo com que seus olhos fiquem secos, desconfortáveis ​​e até ásperos. Podendo deixar os olhos com alguma ardência e queimação.

A síndrome do olho seco pode afetar qualquer pessoa, mas é mais prevalente em idosos e mulheres. Pessoas que usam lentes de contato e têm certos problemas de saúde ou tomam tipos específicos de medicamentos também tendem a apresentar sintomas de olho seco com mais frequência. 

Felizmente, o tratamento da síndrome do olho seco não precisa ser muito complicado. Muitas pessoas encontram alívio com lágrimas artificiais ou colírios prescritos.

Como a cafeína pode ajudar?

Algumas pessoas acreditam que o café tem qualidades mágicas. Uma xícara de café logo pela manhã é o suficiente para abrir os olhos e fazê-los funcionar. Nesse caso, você pode ficar satisfeito em saber que a cafeína também pode ajudar na síndrome do olho seco.

Vários estudos mostraram que o consumo de cafeína pode aumentar a quantidade de lágrimas que seu corpo produz. Para alguém sem síndrome do olho seco, isso pode não ser grande coisa. 

Mas se você tiver olhos secos, qualquer coisa que possa melhorar a quantidade e a qualidade de suas lágrimas pode ajudar. Isso porque um dos culpados mais comuns da síndrome do olho seco é a falta de lágrimas adequadas – ou seja, seu corpo não produz lágrimas de qualidade suficientes para lubrificar adequadamente o olho.

Os estudos não tiveram comprovação científica, porém alegam que uma dose de cafeína promete aumentar a produção de lágrimas do seu corpo. 

Outras estratégias de prevenção a serem experimentadas

Se você não gostar muito de café, chá ou outras bebidas que contenham cafeína, ou se você quiser evitar a cafeína por ela deixá-lo nervoso ou interferir na sua rotina de sono; você pode tentar essas outras estratégias de prevenção:

– Aplicar pomada lubrificante espessa nos olhos antes de dormir;

– Evitar qualquer coisa que sopre em seu rosto, como um secador de cabelo ou ventilador;

– Usar óculos de sol quando você estiver ao ar livre em um dia de vento;

– Umidificador para adicionar umidade ao ar dentro de sua casa;

– Usar colírios para manter seus olhos úmidos e confortáveis.

Obviamente, mesmo as melhores estratégias de prevenção podem não funcionar para todos. 

Felizmente, existem várias opções eficazes para o tratamento de olho seco, incluindo:

– Lágrimas artificiais de venda livre;

– Colírio prescrito;

– Mudar os medicamentos por medicamentos que têm menos probabilidade de secar os olhos;

– Compressas quentes em seus olhos.

A cafeína pode ser uma de suas estratégias, mas se não, você tem outras opções. De qualquer forma, como dito, não existe nenhuma comprovação médica sobre este pequeno estudo e serão necessárias mais pesquisas para uma comprovação científica. Por isso, consulte um médico oftalmologista.

A Pró-Visão Macapá está pronta para auxiliá-lo! 

Entre em contato conosco e conte com uma clínica referência em Macapá, para consultas e exames.