Você já parou e prestou atenção em quantas vezes leva as mãos aos olhos para coçá-los? Acredite, esse é o hábito mais comum que temos e por mais que pareça inofensivo pode fazer muito mal a sua saúde visual.
Quando esfregamos os olhos estamos fragilizando as fibras da córnea, podendo desencadear ou agravar o ceratocone. Este é um problema ocular de origem genética que pode afetar a qualidade da visão e, nos casos mais graves, exigir até o transplante de córnea. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% dos transplantes de córnea são feitos no Brasil pela causa do ceratocone.
Diante disso, continue acompanhando esse artigo e veja os cuidados que precisamos tomar ao coçar os olhos!
O que é ceratocone?
Ceratocone é uma condição genética e de caráter hereditária não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, caracterizado pela deformação da curvatura da córnea, provocando seu abaulamento e afinamento.
Sua principal característica é a redução na espessura na parte central da córnea e é justamente por esse motivo que ela vai ganhando o formato de um cone.
À medida que a córnea se afina, o paciente percebe uma baixa acuidade visual, a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneado afetado. Contudo, essa doença geralmente se inicia na adolescência, com uma progressão gradual até os 28-30 anos. O avanço dessa condição na córnea pode resultar em miopia e astigmatismo, trazendo sintomas como visão embaçada e distorcida, o que pode dificultar em tarefas diárias como ler ou dirigir.
Apesar de ser uma doença de origem genética, o hábito de coçar os olhos pode desencadear ou agravar a ceratocone.
A coceira nos olhos é um dos sintomas para se chegar ao diagnóstico da doença e, uma vez diagnosticada a ceratocone, é muito importante não coçar os olhos. Segundo especialistas, os fatores que podem causar coceira nos olhos podem ser:
- Ambientais;
- Patológicos;
- Medicamentosos.
Por exemplo, muita das pessoas sentem mais coceira nos olhos em climas mais quentes e secos. Isso porque a quantidade de poeira circulando na atmosfera é maior em ambientes com essas condições.
Sintomas mais comuns
Além da coceira nos olhos, os sintomas mais comuns podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:
- Visão embaçada ou distorcida;
- Fotofobia;
- Visão dupla;
- Dor de cabeça.
Infelizmente, não é possível ter um diagnóstico precoce de ceratocone com exames básicos. Isso porque a doença só é identificada quando já está comprometendo a visão.
Tratamentos
Os tratamentos mais comuns para ceratocone são:
- Cirurgia crosslinking;
- Transplante de córnea;
- Implante de anel na córnea;
- Uso de lentes de grau;
- Lentes de contato.
Agora que você sabe o quanto é prejudicial coçar os olhos, lembre-se: ao sentir alguma coceira nos olhos, o ideal é nunca esfregá-los com as mãos e sempre procurar alívio de outras formas como compressa gelada, colírios lubrificantes ou lavagem com soro fisiológico. E se por acaso a coceira for constante é importante procurar um oftalmologista para ver o que está acontecendo.
E você? Sofre com coceira nos olhos? Se sim, agende agora mesmo sua consulta conosco!