Você já sentiu isso? Aquela sensação de não saber como será nossa recuperação após uma cirurgia que tememos?
Temos confiança no médico, sabemos que trata-se de uma cirurgia rápida e simples, porém, informação nunca é demais e queremos estar cientes do que nos acontecerá depois da cirurgia, certo?
Sabemos também que cada um de nós somos indivíduos diferentes, por isso, o tempo de recuperação após uma cirurgia pode ser diferente de uma pessoa para a outra. Entretanto, a maioria dos pacientes submetidos a cirurgia de catarata apresentam melhora rápida e retomam sua rotina em alguns dias.
Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é importante termos em mente como é o pós operatório para evitar dúvidas e nos tranquilizamos. Se você deseja ter um pós-operatório rápido, mas não sabe como continue lendo nossas sugestões, assim terá em mãos informações preciosas para garantir a melhor recuperação possível.
Quando fazer a cirurgia de catarata?
A catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar muito a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem a luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. Catarata tem tratamento e os pacientes podem voltar a enxergar.
O ponto positivo é que catarata tem cura e geralmente ocorre através de cirurgias indicadas pelo oftalmologista, de acordo com o grau de comprometimento da visão.
Talvez você esteja enxergando mal, sensação turva e com uma névoa. Talvez você esteja observando uma camada esbranquiçada no seu olho ou talvez está apenas achando necessário consultar um médico para ter certeza de todas essas suposições.
Somente o paciente junto com o médico oftalmologista poderão decidir o melhor momento para suceder a cirurgia de catarata e melhorar a sua qualidade de vida. No início da doença, o paciente enxerga como se os óculos estivessem embaçados, como se houvesse uma névoa diante de seus olhos, e ele até pode tentar limpar as lentes, piscar com força, mas a névoa permanece inalterada.
Trata-se de um processo lento, progressivo, e o paciente pode acabar se acostumando com a perda de visão discreta e vagarosa. O paciente só perceberá o que está acontecendo se for ao médico para uma consulta ou se fechar e abrir alternadamente os olhos e comparar as imagens de cada um.
De qualquer forma, exames são necessários para o diagnóstico correto e ir direto na raiz do problema.
Cuidados pós-operatórios
Após feita a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar sintomas pós-operatórios como a fotofobia, ou seja, a dificuldade de abrir os olhos com a claridade, a sensação de cisco nos olhos e dificuldade de enxergar de perto.
No geral, os cuidados após o procedimento são:
- Repousar e diminuir o esforço físico;
- Não abaixar a cabeça evitando movimentos bruscos;
- Tomar os medicamentos receitados pelo médico na dose e na hora corretas;
- Higienizar as mãos antes de manusear colírios ou pomadas nos olhos;
- Evitar ambientes quentes e poluídos, vapor, poeira, vento, shampoo e sabão no olho operado;
- Evitar também esfregar os olhos ou passar maquiagem;
- Planejar um transporte seguro para a casa do paciente ou outro local de recuperação deve ser claro;
- Usar óculos de sol durante a viagem para casa e proteger os olhos da luz brilhante e do brilho intenso.
Os pacientes podem se surpreender com o quanto se sentem bem e com a facilidade com que poderá retomar as atividades normais, mesmo no dia seguinte à cirurgia de catarata. Certificar-se de usar os colírios exatamente como prescritos pelo médico oftalmologista evitam infecções e prejuízos a visão.
Se a visão do paciente ainda parecer turva, embaçada ou distorcida depois de remover o protetor ocular pela primeira vez, não é um problema, afinal, pode levar algum tempo para o sistema visual se ajuste à remoção da catarata e se adapte à lente intra-ocular usada para substituir a lente natural olho do paciente recém operado.
Muitos pacientes relatam uma visão clara dentro de algumas horas após a cirurgia de catarata. Mas devemos ressaltar novamente: cada pessoa se recupera de maneira diferente, e às vezes o paciente pode precisar de uma semana ou duas antes de ver as imagens no seu foco mais nítido.
O paciente deve comunicar imediatamente seu médico, em caso de dores, olho vermelho, secreção e baixa da acuidade visual.