Como é o pós operatório da cirurgia de Catarata

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você já sentiu isso? Aquela sensação de não saber como será nossa recuperação após uma cirurgia que tememos?

Temos confiança no médico, sabemos que trata-se de uma cirurgia rápida e simples, porém, informação nunca é demais e queremos estar cientes do que nos acontecerá depois da cirurgia, certo?

Sabemos também que cada um de nós somos indivíduos diferentes, por isso, o tempo de recuperação após uma cirurgia pode ser diferente de uma pessoa para a outra. Entretanto, a maioria dos pacientes submetidos a cirurgia de catarata apresentam melhora rápida e retomam sua rotina em alguns dias.

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é importante termos em mente como é o pós operatório para evitar dúvidas e nos tranquilizamos. Se você deseja ter um pós-operatório rápido, mas não sabe como continue lendo nossas sugestões, assim terá em mãos informações preciosas para garantir a melhor recuperação possível.

Quando fazer a cirurgia de catarata?

A catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar muito a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem a luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. Catarata tem tratamento e os pacientes podem voltar a enxergar.

O ponto positivo é que catarata tem cura e geralmente ocorre através de cirurgias indicadas pelo oftalmologista, de acordo com o grau de comprometimento da visão.

Talvez você esteja enxergando mal, sensação turva e com uma névoa. Talvez você esteja observando uma camada esbranquiçada no seu olho ou talvez está apenas achando necessário consultar um médico para ter certeza de todas essas suposições.

Somente o paciente junto com o médico oftalmologista poderão decidir o melhor momento para suceder a cirurgia de catarata e melhorar a sua qualidade de vida. No início da doença, o paciente enxerga como se os óculos estivessem embaçados, como se houvesse uma névoa diante de seus olhos, e ele até pode tentar limpar as lentes, piscar com força, mas a névoa permanece inalterada.

Trata-se de um processo lento, progressivo, e o paciente pode acabar se acostumando com a perda de visão discreta e vagarosa. O paciente só perceberá o que está acontecendo se for ao médico para uma consulta ou se fechar e abrir alternadamente os olhos e comparar as imagens de cada um.

De qualquer forma, exames são necessários para o diagnóstico correto e ir direto na raiz do problema.

Cuidados pós-operatórios

Após feita a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar sintomas pós-operatórios como a fotofobia, ou seja, a dificuldade de abrir os olhos com a claridade,  a sensação de cisco nos olhos e dificuldade de enxergar de perto.

No geral, os cuidados após o procedimento são:

  • Repousar e diminuir o esforço físico;
  • Não abaixar a cabeça evitando movimentos bruscos;
  • Tomar os medicamentos receitados pelo médico na dose e na hora corretas;
  • Higienizar as mãos antes de manusear colírios ou pomadas nos olhos;
  • Evitar ambientes quentes e poluídos, vapor, poeira, vento, shampoo e sabão no olho operado;
  • Evitar também esfregar os olhos ou passar maquiagem;
  • Planejar um transporte seguro para a casa do paciente ou outro local de recuperação deve ser claro;
  • Usar óculos de sol durante a viagem para casa e proteger os olhos da luz brilhante e do brilho intenso.

Os pacientes podem se surpreender com o quanto se sentem bem e com a facilidade com que poderá retomar as atividades normais, mesmo no dia seguinte à cirurgia de catarata. Certificar-se de usar os colírios exatamente como prescritos pelo médico oftalmologista evitam infecções e prejuízos a visão.

Se a visão do paciente ainda parecer turva, embaçada ou distorcida depois de remover o protetor ocular pela primeira vez, não é um problema, afinal, pode levar algum tempo para o sistema visual se ajuste à remoção da catarata e se adapte à lente intra-ocular usada para substituir a lente natural olho do paciente recém operado.

Muitos pacientes relatam uma visão clara dentro de algumas horas após a cirurgia de catarata. Mas devemos ressaltar novamente: cada pessoa se recupera de maneira diferente, e às vezes o paciente pode precisar de uma semana ou duas antes de ver as imagens no seu foco mais nítido.

O paciente deve comunicar imediatamente seu médico, em caso de dores, olho vermelho, secreção e baixa da acuidade visual.