Conhecida como quemose da conjuntiva, essa condição se caracteriza pelo inchaço da conjuntiva do olho, que é o tecido que reveste o interior da pálpebra e a superfície óptica. 

A conjuntiva é uma forma de defesa do organismo contra bactérias que entram nos nossos olhos, podendo causar problemas após suas defesas ficarem ativas, gerando inchaço, e resultando no aumento da produção de fluidos e causando a quemose.

No entanto, a quemose é relacionada a alergias, e sua principal causa é uma infecção viral ou bacteriana, mas não se preocupe, ela não é contagiosa.

Causas da quemose na conjuntiva

Sua principal causa está relacionada a origem da quemose, podendo assim variar entre:

Além desses fatores de causa, a quemose conjuntiva também está associada ao angioedema, uma reação alérgica que pode provocar inchaço na pele do paciente. Ao contrário das urticárias – um inchaço na superfície da pele – o inchaço do angioedema ocorre por baixo da pele.

Sintomas da quemose na conjuntiva 

Seus sintomas podem incluir:

Em alguns casos, o paciente não consegue fechar os olhos completamente por conta do inchaço, já outros pacientes não apresentam nada que seja a inflamação.

LEMBRE-SE!

Ao sentir dores nos olhos ou sintomas de uma reação alérgica grave é recomendado que procure seu médico.

Como prevenir a quemose na conjuntiva?

Para prevenir a transmissão, enquanto estiver doente, deve se tomar algumas precauções:

Como tratar a quemose na conjuntiva?

Como a quemose tem diversas causas diferentes, seu tratamento pode variar. É fundamental tratá-la para reduzir a inflamação, assim resultando na diminuição do desconforto e do inchaço. Compressas frias sobre os olhos podem ajudar a aliviar os sintomas, porém é recomendado procurar um oftalmologista, assim o profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Vale ressaltar que não é recomendado se automedicar. A indicação de qualquer remédio só deve ser feita por um médico oftalmologista. Alguns colírios são contra-indicados, e podem agravar o quadro.

Quando foi a última vez que você fez uma consulta de rotina no oftalmologista? É recomendado visitar um médico oftalmologista a cada 6 meses ou 1 ano. Agende sua consulta hoje mesmo aqui na Pró-Visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *