Conheça alguns dos efeitos colaterais da cirurgia de catarata!

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A cirurgia de catarata é um procedimento seguro que melhora a visão para a maioria esmagadora das pessoas. Complicações graves são raras entre os 4 milhões de pacientes norte-americanos com catarata que fazem cirurgia a cada ano.

Embora o processo de recuperação seja diferente para cada caso, existem alguns problemas que as pessoas podem  encontrar nos dias posteriores;  à medida que os olhos cicatrizam.

Dentro disso, veja quais são os principais efeitos colaterais da cirurgia de catarata, assim como tratá-los!

1- Visão embaçada 

É muito comum ter visão embaçada ou pouco clara nos dias subsequentes ou até mesmo semanas após a remoção da catarata. Na maioria das vezes, isso é causado pelo  inchaço comum,  que ocorre no pós-cirurgia.

Pacientes portadores de cataratas maiores, mais densas e/ou mais firmes, têm maior probabilidade de apresentar inflamações. Esses pacientes podem ter visão embaçada ou sentir que estão em uma espécie de “sala de vapor” no início.

Como tratar?

Colírios anti-inflamatórios prescritos pelo seu cirurgião de catarata ajudarão e devem ser aplicados  conforme as instruções. O inchaço deve diminuir e sua visão deve clarear com o passar dos dias. Pacientes com doença da córnea, como distrofia de Fuchs, podem levar mais tempo – até um mês ou mais – para se livrar do inchaço.

2- Falta de hidratação nos olhos

Após a cirurgia de catarata, quase todos os pacientes apresentam algum nível de secura ocular. Um pequeno número de nervos na superfície do olho é cortado quando o cirurgião faz as incisões necessárias para alcançar sua lente. Esses nervos fazem parte do circuito de feedback que diz ao seu olho para produzir lágrimas para lubrificação. 

Os nervos geralmente curam em cerca de três meses, mas até então, seu olho pode não sentir quando está seco e diminuir a produção de lágrimas. Se você tinha olho seco antes da cirurgia, pode sentir ainda mais secura após ela. O olho seco pode causar desconforto, sensibilidade à luz e/ou visão embaçada.

Como tratar?

Caso haja sintomas de olho seco leve, as lágrimas artificiais sem conservantes, podem ajudar. Certifique-se de esperar 5 minutos após aplicar as gotas antes de usar as lágrimas para que o medicamento não seja diluído.

3- Sensibilidade à luz

Após a remoção da catarata, espera-se um pouco de sensibilidade à luz devido ao ressecamento do olho. Mas se seus olhos se fecharem ou fecharem reflexivamente com a exposição à luz, pode ser um sinal de inflamação no olho ou irite.

Como tratar?

Uma gota de esteróide prescrita pelo seu oftalmologista pode ajudar. Às vezes, você pode precisar usar óculos de sol por alguns meses até que a inflamação  desapareça. Na maioria das vezes, é causado por um “rebote” à medida que você diminui suas gotas anti-inflamatórias.

Pró-Visão

Em todos os casos, é possível notar que a visita a um médico é fundamental para tratar qualquer um dos efeitos colaterais de uma cirurgia de catarata. Porém, também é necessário contar com profissionais competentes e certificados, além de equipamentos de alto nível.

Entre em contato conosco para saber mais e agendar sua consulta hoje mesmo!