Cuidados com a pele dos olhos pós-blefaroplastia

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Antes de falarmos dos cuidados após a cirurgia de blefaroplastia, precisamos entender o que é e para que serve.

A blefaroplastia é um tipo de cirurgia que repara e altera a aparência das pálpebras superiores, pálpebras inferiores ou ambas e pode compreender a remoção do excesso de pele, músculo e gordura. O objetivo é melhorar a aparência da área ao redor dos olhos e melhorar a visão obscurecida pelas pálpebras caídas, que normalmente ocorrem à medida que envelhecemos.

A cirurgia pode remover o excesso de pele, músculos e, às vezes, gordura das pálpebras superiores ou inferiores. Em alguns casos, você pode precisar apenas de pele removida, mas não de músculo – ou você pode precisar do procedimento feito nas pálpebras superiores e inferiores.

A blefaroplastia da pálpebra superior (às vezes chamada de “eye lift”) não deve ser confundida com a cirurgia da ptose da pálpebra superior, que é um procedimento para elevar a posição da margem da pálpebra superior ao apertar o músculo e tendão que normalmente a elevam. Cirurgia de blefaroplastia, por vezes, pode elevar ligeiramente a margem da pálpebra superior, se o peso da pele excessiva realmente está “pesando” a pálpebra superior, fazendo com que ela caia.

A blefaroplastia pode alterar:

  • Pele drapeada que obscurece ou bloqueia sua visão.
  • Pele solta ou flácida que cria dobras ou perturba o contorno natural da pálpebra superior – isso pode, às vezes, afetar a visão de uma pessoa.
  • Depósitos de gordura em excesso que aparecem como inchaço sob a pele da pálpebra.
  • Sacos sob os olhos.
  • Droopiness das pálpebras inferiores – para evitar mostrar branco abaixo da íris.
  • Pele extra e rugas finas da pálpebra inferior.

A cirurgia da pálpebra (blefaroplastia), como toda cirurgia, envolve um período de recuperação após o procedimento. Saber o que esperar após a cirurgia às vezes é tão importante quanto saber o que esperar durante a cirurgia, por isso, é importante que você converse muito com o seu médico oftalmologista para que ele possa te orientar e sanar todas as suas dúvidas.

O que esperar após a cirurgia de pálpebra

Os pacientes podem ser submetidos a cirurgia de pálpebras em regime ambulatorial ou com pernoite em um hospital. O cirurgião decidirá sobre a opção apropriada para a situação particular de um paciente. Uma internação hospitalar pode ou não ser necessária após a cirurgia das pálpebras. O melhor ambiente para recuperação será determinado pelas preferências do paciente e do seu médico.

Após a blefaroplastia, você pode experimentar temporariamente:

  • Visão borrada da pomada lubrificante aplicada aos seus olhos.
  • Olhos lacrimejantes.
  • Sensibilidade à luz.
  • Visão dupla.
  • Pálpebras inchadas e entorpecidas.
  • Inchaço e hematomas semelhantes a ter olhos negros.
  • Dor ou desconforto.

Cuidado após a cirurgia da pálpebra

Após a cirurgia de blefaroplastia superior e inferior, as pálpebras geralmente se sentem apertadas; a dor associada pode ser tratada com analgésicos. Nos primeiros dias após a cirurgia, as incisões devem ser tratadas com pomada para mantê-las lubrificadas. Compressas frias podem ser colocadas nos olhos para reduzir o inchaço também. Colírios serão necessários para evitar que os olhos sequem.

Na primeira semana após o procedimento, os pacientes devem evitar atividades que possam secar os olhos, incluindo ler, assistir televisão, usar lentes de contato e usar um computador. Inchaço e hematomas podem ser minimizados, mantendo a cabeça elevada, tanto quanto possível durante os primeiros dias de recuperação. O médico irá remover os pontos entre dois e sete dias após o procedimento cirúrgico da pálpebra. Os pacientes podem se sentir bem o suficiente para retomar as atividades normais por volta do décimo dia de recuperação.

Nas primeiras semanas após a cirurgia, óculos de sol escuros são recomendados para proteger os olhos da irritação causada pelo sol e pelo vento. Os pacientes podem notar que seus olhos cansam facilmente durante as primeiras semanas do período de recuperação; cochilos frequentes são recomendados.

Autocuidado em casa após a blefaroplastia

  • Siga todas as instruções sobre como cuidar de suas feridas. Aplique pomada de olho como prescrito.
  • Espere ter dor e inchaço ao redor do olho por algumas semanas.
  • Evite traumas nos olhos – por exemplo, não os esfregue.
  • Use compressas frias para ajudar a gerenciar a irritação a curto prazo, desconforto e sensações de ressecamento.
  • Proteja seus olhos da luz do sol até que o processo de cura esteja completo – isso é muito importante.
  • Relate qualquer sangramento, dor intensa ou sintomas incomuns ao seu cirurgião.

Muitas pessoas expressam satisfação com os resultados da blefaroplastia, como uma aparência mais descansada e jovem e mais autoconfiança. Para algumas pessoas, os resultados da cirurgia podem durar a vida toda. Para outros, as pálpebras caídas podem recorrer.

Contusões e inchaços geralmente desaparecem em 10 a 14 dias, o que pode ser quando você se sentirá confortável novamente para voltar à rotina. Cicatrizes dos cortes cirúrgicos podem levar meses para desaparecer. Tome cuidado para proteger sua delicada pele das pálpebras de muita exposição ao sol.

4.7/5 - (2078 votes)