Exercícios oculares podem reverter a miopia?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A quantidade de pessoas com miopia tem tido um aumento expressivo, então é comum que tenham dicas para dar quando trata-se desse problema ocular. Todo mundo tem aquele conselho infalível de exercício ocular que resolve qualquer problema, inclusive a miopia.

Exercícios oculares foram desenvolvidos para reverter e melhorar alguns problemas oculares, que tem por objetivo fortalecer a musculatura ocular.

Mas, antes de entender se os exercícios podem reverter a miopia, precisamos entender o que é a miopia e como ela se origina.

A miopia é um erro retroativo do globo ocular que apresenta dificuldade de enxergar de longe, a imagem do globo ocular é focada incorretamente, ou seja, os objetos focados são apresentados a frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes, pareçam embaçadas.

De modo geral, a imagem que é apresentada ao olho deve ser formada na retina, já no olho com miopia a imagem é apresentada à frente dela. 

A miopia possui causa desconhecida, sabemos que quando existe algum histórico familiar a probabilidade de desenvolver pode ser maior. Além disso, com o passar do tempo a miopia pode aumentar, sendo necessário o uso de lentes para corrigir o erro de refração.

Mas, o que queremos saber é: a miopia pode ser revertida com exercícios oculares?

A resposta é clara: não

Vamos te explicar o porquê! 

Até o momento, não existe nenhuma comprovação que os exercícios oculares podem reverter ou reduzir os sintomas de miopia ou que essa prática seja capaz de mudar o formato dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.

É possível que o paciente sinta conforto mas é repentino e até o momento não existe nenhum tratamento que possa reverter a miopia. Mas, o uso de óculos e lentes podem contribuir para a qualidade de vida e para que o erro de refração seja estabilizado.

Por isso, consultar um oftalmologista é importante em todos os casos para evitar que tais problemas, afetem ainda mais a sua visão e que seja recomendado o tratamento adequado.

Existem alguns casos de estrabismo, ambliopia, insuficiência de convergência e outros que podem ser tratados com exercícios oculares.

Pró-visão Macapá!

A Pró-visão é uma clínica especializada com profissionais qualificados para tratar da saúde dos seus olhos. Então se você busca por um tratamento e acompanhamento de qualidade para a sua terapia ocular, o lugar certo é na Pró-visão!

Os exercícios oculares incluem atividades de processamento visual, motoras e terapias neurológicas. Realizamos todos os processos com qualidade e excelência, garantindo qualidade de vida e bem-estar.

Agende a sua consulta conosco, se você possui alguma convergência ocular, como o estrabismo, é possível que a fisioterapia ocular seja indicada.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços da Pró-visão!