A Exoftalmia é uma protrusão anormal de um ou de ambos olhos. Sendo um termo médico usado para nos referirmos a “olhos saltados”, provocada principalmente pela Doença de Graves, uma condição autoimune que leva a hiperatividade da tireóide (hipertireoidismo).
No entanto, essa condição pode causar alguns problemas oculares, como o olho seco e conjuntivite, que é uma inflamação da membrana que reveste o olho.
Mas ao passar do tempo, seus sintomas tendem a melhorar, podendo levar alguns anos. Pode ser irreversível, se o tratamento adequado não for administrado.
Causas
Normalmente, sua causa mais comum é a Doença de Graves, uma condição autoimune que leva a hiperatividade da tireóide (hipertireoidismo). Contudo, a exoftalmia pode ter outras causas como:
- Lesão ou trauma nos olhos;
- Hifema;
- Vasos sanguíneos anormais por trás dos olhos;
- Infecções na cavidade orbitária;
- Celulite orbitária;
- Leucemia aguda;
- Tumores.
O glaucoma congênito também pode causar a sensação de que os olhos são maiores, e com isso causar a sensação se que os olhos são protuberantes e de que há o sintoma de exoftalmia.
Sintomas
O portador de Exoftalmia apresenta alguns sintomas, como:
- Dor nos olhos;
- Olhos secos;
- Irritação ocular;
- Fotofobia ou sensibilidade à luz;
- Lacrimação ou secreção;
- Visão dupla;
- Visão embaçada
- Dificuldade em mover os olhos
- Sensação de pressão atrás e ao redor dos olhos.
Outros sinais e sintomas da doença de graves, causa da Exoftalmia, incluem batimentos cardíacos irregulares, ansiedade, pressão arterial elevada, aumento do apetite, perda de peso, diarreia e problemas de sono.
Diagnóstico da Exoftalmia
O oftalmologista irá verificar a capacidade do paciente em mover os olhos e medir o grau de protusão do globo ocular. Pode ser solicitado a realização alguns exames auxiliares como:
- A tomografia computadorizada, para examinar a órbita ou cavidade ocular. Um exame completo pode detectar um tumor ou qualquer anormalidade dentro, ou ao redor dos olhos;
- Exames de sangue para verificação da glândula de tireóide está funcionando corretamente;
- A ressonância magnética, tem também como finalidade detectar tumores ou qualquer anormalidade dentro, ou ao redor dos olhos;
- Medição do grau de protrusão, utilizando um exoftalmômetro.
- Tonometria.
A exoftalmia tende a ser uma doença progressiva, e seus sintomas podem piorar com o tempo. Portanto, seu tratamento deve começar o mais rápido possível.
Tratamento
Seu tratamento depende da causa. Quando o problema é uma malformação arteriovenosa, a cirurgia pode ser necessária. Quando existe um hipertireoidismo, a protrusão do globo ocular pode desaparecer com o controle do hipertireoidismo.
No entanto, a exoftalmia persiste mesmo após o controle da doença tireoidiana.
Porém, quando existe uma compressão do nervo óptico, é necessária a administração de corticosteroides orais, a radioterapia local ou a cirurgia para eliminar a compressão.
Quando as pálpebras não recobrem adequadamente o globo ocular protruso, a cirurgia palpebral pode ser necessária para ajudar a proteger a córnea contra o ressecamento e a infecção. Os corticosteróides podem ser úteis no tratamento do pseudotumor e da inflamação.
Quando os tumores ameaçam o olho por empurrá-lo para frente, pode ser necessária a sua remoção cirúrgica.
Lembre-se!
A exoftalmia pode ser uma doença progressiva, seus sintomas podem piorar com o tempo. É de extrema importância que nenhum sinal deva ser ignorado, portanto, caso apresente qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista. Nós da Pró-Visão possuímos uma alta gama de exames com equipamentos de alta tecnologia, e profissionais capacitados. Agende sua consulta conosco.