Riscos das Lentes de contato: uso inadequado, cuidados, validades e doenças relacionadas

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A maioria das pessoas que usam lentes de contato possuem certa dificuldade no início. Parece simples, mas não é, uma vez que envolve muitos cuidados no decorrer do tratamento.

É necessário alguns cuidados específicos para que o uso não passe a ser um problema ao invés de solução. Ou seja, você pode ter uma infecção ocular grave se não limpar e desinfetar suas lentes de contato exatamente como indicado.

Cuidados e Riscos das lentes de contato:

As lentes de contato que são antigas ou que não se encaixam bem podem arranhar seu olho, portanto olhe sempre a validade, é de extrema importância. A utilização de lentes também podem causar alguns vasos sanguíneos para crescer em sua córnea, uma condição perigosa que ameaça a saúde da sua visão.

Colírios podem causar problemas com suas lentes de contato. É melhor evitar o uso de qualquer tipo de colírio ao usar contatos. No entanto, você pode usar se recomendado previamente pelo seu oftalmologista.

Mesmo com o hábito de limpar periodicamente, remova as lentes de contato e ligue imediatamente para seu oftalmologista se seus olhos estiverem muito vermelhos, doloridos, lacrimejantes ou sensíveis.

Faça o mesmo se tiver uma visão embaçada ou notar pontos de pus vindo de seu olho, pois estes podem ser sintomas de problemas oculares graves.

O cuidado com lentes de contato:

Você deve limpar e desinfetar qualquer lente de contato que remover do seu olho antes de colocar a lente de volta. Existem muitos tipos de métodos de limpeza. A escolha vai depender do tipo de lente que você usa, se você é alérgico ou se seus olhos tendem a formar depósitos de proteína. Pergunte sempre ao seu médico oftalmologista que tipo de soluções de limpeza você deve usar.

Tome um cuidado especial para limpar e armazenar corretamente as suas lentes, para evitar infecções oculares perigosas.

Validade das lentes de contato:

Listamos abaixo o que você deveria fazer para se planejar ao usar lentes:

Siga à risca toda a programação que seu oftalmologista lhe dá para usar e substituir suas lentes;

Não usar lentes de uso diário enquanto dorme;

Remover as lentes de contato antes de tomar banho, usar banheira de hidromassagem, nadar ou fazer qualquer coisa onde a água entre em contato com seus olhos;

Antes de tocar nas lentes de contato, lave as mãos com sabão e água e seque-as com uma toalha sem fiapos;

Não lave ou guarde as lentes em água (água corrente);

Siga as instruções do seu médico e do fabricante da solução de limpeza de lentes para limpar e armazenar suas lentes;

Não importa o tipo de solução de limpeza de lentes que você compra, use um método de limpeza “esfregue e enxágue”;

Esfregue as lentes de contato com os dedos limpos e enxágue as lentes com solução antes de encharcá-las;

Certifique-se de que a ponta do frasco de solução não toque em nenhuma superfície;

Mantenha o frasco bem fechado quando você não estiver usando;

Lavar o seu estojo de lentes de contato com solução de lentes de contato (não água da torneira). Em seguida, deixe a caixa vazia aberta para secar ao ar;

Mantenha seu estojo de lentes de contato limpo;

As lentes de contato podem deformar com o tempo, e sua córnea pode mudar de forma. Para certificar-se de que suas lentes se encaixam corretamente e a receita é certa para você, consulte seu oftalmologista regularmente.

Doenças relacionadas ao uso de lentes de contato:

Muitas pessoas optam por usar as lentes de contato, no entanto, as lentes não são para todos. O paciente pode não ser capaz de usá-los pelos seguintes motivos:

  • tem muitas infecções oculares;
  • tem alergias severas ou olhos secos que são difíceis de tratar;
  • trabalha ou mora onde fica sempre muito empoeirado;
  • não é capaz de cuidar adequadamente de suas lentes de contato;
  • a córnea e filme lacrimal devem ser saudáveis ​​para você se sentir confortável e ver claramente as lentes de contato.

Para usar lentes de contato com segurança, o paciente deve estar totalmente comprometido em cuidar delas adequadamente e substituí-las quando for necessário.

Existem inclusive algumas doenças relacionadas à utilização de lentes de contato. Por exemplo um simples parasita microscópico presente na água pode infectar a sua córnea, causando ceratite. A doença ocorre quase exclusivamente naqueles que usam lentes de contato e causam dor intensa, vermelhidão dos olhos e corrimento ocular.

Converse com seu médico oftalmologista para discutir suas necessidades e expectativas da saúde ocular, para ajudá-lo a decidir se as lentes são uma boa opção para você.