Maus hábitos com maquiagem pode causar doença nos olhos

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas mulheres. Porém, o que muita gente não sabe é que, se não bem administrada, ela pode desencadear uma série de doenças nos olhos, desde inflamações até alergias. 

E se hábitos saudáveis e higiênicos, em relação a maquiagem, não forem adotados, esses distúrbios podem gerar consequências permanentes.

Mesmo as maquiagens que apresentam o selo “dermatologicamente testadas” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com os olhos.

Hábitos que podem desencadear doenças nos olhos

Vários hábitos com a maquiagem podem desencadear doenças nos olhos. Entre os mais comuns estão:

  • Dormir de maquiagem;
  • Emprestar maquiagens para outras pessoas;
  • Utilizar cosméticos vencidos;
  • Não limpar pincéis e esponjas de maquiagem;
  • Truques de beleza duvidosos.

Como as mulheres são as maiores consumidoras de maquiagem do mundo, elas acabam sendo mais suscetíveis a doenças nos olhos. Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que os olhos das mulheres são mais vulneráveis do que os dos homens.

Tipos de doenças nos olhos que podem ocorrer

Existem vários tipos de doenças nos olhos que podem ocorrer pelos hábitos incorretos com a maquiagem,  entre as mais comuns estão:

Uma inflamação que atinge a região das pálpebras. Apesar de não causar danos permanentes, a doença é extremamente desconfortável.

  • Conjuntivite

Uma inflamação que ocorre na membrana externa do globo ocular e que causa muita irritação e desconforto.  A conjuntivite tóxica e alérgica costuma ocorrer através de cosméticos que escorrem inadvertidamente pelo rosto e entram nos olhos.

  • Dermatite alérgica das pálpebras

É um tipo de alergia provocada por produtos que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução ou mesmo vencidos, acabam afetando a pele mais fina e sensível da região palpebral.

Cuidados diários com a maquiagem

Para evitar as doenças nos olhos através da maquiagem, alguns cuidados devem ser tomados, tais como:

  • Nunca compartilhar produtos de maquiagem, nem mesmo com pessoas próximas. É possível adquirir a conjuntivite viral através de cosméticos contaminados por outras pessoas que estão com a doença;
  • Sempre lavar e guardar os utensílios como pincéis e esponjas em um local seco;
  • Trocar as escovas de rímel a cada três meses e manejá-las com cuidado. O olho pode ser arranhado por falta de habilidade ou distração;
  • Sempre retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Atenção a data de validade dos cosméticos;
  • Evitar usar sombras com purpurina ou Glitter, pois podem arranhar a córnea ou ainda entrar em contato direto com as pálpebras.

Com esses hábitos simples, as chances de contrair doenças nos olhos por conta da maquiagem serão bem menores.

O que fazer se ocorrer algum acidente?

Se os olhos começarem a arder, é aconselhável lavá-los abundantemente com água fria e procurar um oftalmologista. Não faça uso de colírios indiscriminadamente, e agenda sua consulta com um especialista o quanto antes.