Moscas volantes: Descubra quais são as causas e como tratar

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Moscas volantes podem parecer um nome estranho, porém é um problema oftalmológico. São pequenos pontos flutuantes que ficam no campo de visão, podendo ser em ambos os olhos, que pode ter o formato de linhas e círculos como se fosse um inseto, por isso o nome de moscas volantes. 

Os pontos se deslocam de acordo com os movimentos oculares. Essas manchas não são graves, mas interferem na visão causando um bloqueio da luz, gerando sombras na retina.

Qualquer pessoa pode ver moscas volantes, porém é comum em pessoas acima de 45 anos, por conta do processo do envelhecimento natural. Porém, pode ser que apareçam em pessoas que têm miopia ou que sofreram alguma inflamação nos olhos.

Sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com as causas, e mesmo que não seja um problema grave, pode causar incômodo em quem sofre com esta condição. Mas, alguns sintomas podem indicar uma causa mais avançada do problema, como:

  • Diminuição ocular;
  • Sombras na visão;
  • Flashes de luz;
  • Aumento de manchas escuras na visão.

Causas

Moscas volantes não são graves, mas é necessário independentemente das causas atentar-se às causas da doença, pois é preciso mais cuidado. São elas:

Descolamento de vítreo  

O vítreo é uma camada de gel transparente e viscoso que ocupa grande parte da parte interna do olho, essa substância é responsável por proteger a retina. Com o passar do tempo esse gel, vai ficando mais líquido, podendo desprender alguns pontos da retina, ocasionando o deslocamento em vítreo. 

Inflamação Ocular 

Algumas doenças inflamatórias da retina podem causar as moscas volantes. As inflamações podem ocorrer pelo contato de vírus e bactérias. Se não for tratada de forma adequada ou deixar o caso se agravar, pode causar o descolamento da retina.

Hemorragia vítrea

As hemorragias que ocorrem na cavidade vítrea se caracterizam pelo sangramento na parte posterior e interna dos olhos. Essa hemorragia se dá por algum trauma ocular, descolamento de retina, retinopatia diabética. 

Em todos os casos, é necessário procurar por um oftalmologista para dar o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado. 

Tratamentos

Não existe, de fato, um tratamento próprio para esta condição. Em muitos casos, as moscas desaparecem depois de um longo período de tempo. Mas, dependendo da causa, pode ser que as moscas não diminuam e sim aumentem com o passar do tempo. Antes de tudo, busque por um especialista para indicar o melhor tratamento para você. 

Em alguns casos é indicado a cirurgia que utiliza laser para não permitir que a condição evolua. A vitrectomia ocular também é um procedimento cirúrgico que pode ser indicado. Sendo este um procedimento que remove o humor vítreo dos olhos, seja uma parte ou em sua totalidade. 

E em último caso, pode ser indicado a reabilitação visual, que são exercícios para os olhos, que promovem a melhor qualidade do campo de visão.  

Conte com a Pró-Visão

As moscas volantes podem ser bastante comuns, principalmente com o envelhecimento natural, mas vale ressaltar a importância e o cuidado com os olhos desde jovens.

Por isso, conte com a Pró-Visão somos uma clínica oftalmológica que conta com profissionais excelentes para cuidar da saúde dos seus olhos. 

Possuímos uma série de tratamentos que proporcionam qualidade de vida e bem-estar, como a reabilitação visual!

Conte com quem oferece o melhor para a sua visão em Macapá!

Fale conosco!