O que é Ambliopia ou “olhos preguiçosos”?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Tendo as crianças como seu principal alvo, a Ambliopia acontece quando a visão de um ou dos dois olhos não se desenvolve corretamente no período da infância. Conhecida de maneira mais popular como “olhos preguiçosos”, essa condição pode causar danos crônicos à visão de uma pessoa, se não for tratado desde o início.

Além disso, muitos outros problemas de visão conhecidos podem causar a Ambliopia, veja alguns deles:

Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

Esses são os três tipos mais comuns de erros refrativos que podem acontecer em nossa visão e, em muitos casos, esse erro causa maior influência sobre um dos olhos. Assim, esse olho pode “parar de funcionar”, não permitindo a evolução da visão da criança. A ambliopia pode ser perigosa nesse caso pelo fato de que, como um dos olhos está em pleno funcionamento, a criança pode pensar que está enxergando normalmente.

Estrabismo

O estrabismo é a mais comum entre as causas dos olhos preguiçosos. Geralmente, quando uma criança possui estrabismo, um dos olhos está olhando para frente, enquanto o outro está virado para um lado diferente, podendo ser para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Com isso, o olho que está errado acaba sendo, de certa forma, ignorado pelo cérebro, concentrando a visão apenas no olho que está saudável, para evitar o que chamamos de visão dupla. Assim, como ele não é utilizado, seu desenvolvimento acaba tendo um atraso, causando a ambliopia.

Ptose (pálpebra caída)

A Ptose palpebral nada mais é que um “olho caído” e, geralmente, é inofensiva, já que se trata apenas de uma falha na pálpebra que pode, inclusive, ir e voltar aos olhos frequentemente. Porém os problemas aqui são as causas dela, que na maioria das vezes é adquirida hereditariamente, mas também pode ser causada por um derrame, tumor cerebral ou até mesmo câncer nos nervos ou músculos.

Em casos mais graves, a Ptose pode cobrir quase todo o olho, fazendo com que algo similar ao estrabismo aconteça (cérebro atuando em apenas um olho).

Como a Ambliopia afeta a visão?

Veja, rapidamente, os problemas causados pela ambliopia na visão:

  • Perda de líquido no olho preguiçoso;
  • As chances de perda de visão no olho saudável são aumentadas, visto que, geralmente, o “melhor olho” é o primeiro afetado pelas doenças oculares;
  • A capacidade de ver em profundidade (visão binocular) é consideravelmente diminuída.

Pró-Visão, a clínica certa para cuidar de Ambliopia

Agora que já sabe tudo sobre a ambliopia, conheça a Pró-Visão!

Estamos localizados em Macapá, oferecendo o que há de melhor e mais completo na região, quando o assunto é cuidado oftalmológico.

Por isso, se quiser saber mais não só sobre a ambliopia, mas também qualquer outro problema na sua visão, entre em contato com a Pró-Visão e agende sua consulta!

4.8/5 - (12 votes)