O que é e para que serve a Fotocoagulação a Laser?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Estamos falando de uma intervenção oftalmológica que visa reduzir a formação de vasos sanguíneos que aparecem em toda região retiniana. Na Fotocoagulação a Laser, mira-se o raio diretamente sobre as células do epitélio pigmentado da retina, gerando um efeito térmico no local. 

Isso resulta na desnaturação de proteínas, ocasionando a coagulação e, assim, novos tecidos de cicatrização.

É seguro? Causa dores ou desconfortos?

A Fotocoagulação a Laser leva poucos minutos para ser concluída, sendo raros os casos em que o paciente sente dor ou desconfortos, pois, na maioria das vezes, é utilizado o colírio anestésico.

O procedimento, de maneira geral, é seguro e indolor, podendo ser feito com aplicações específicas em vasos sanguíneos (a fotocoagulação focal) ou a retina completa (panfotocoagulação retiniana). 

Qual a principal finalidade da Fotocoagulação a Laser?

Ela trata e impede o avanço da formação de vasos sanguíneos anormais e doenças vasculares nos olhos, como glaucoma e retinopatia diabética, além de quadros de descolamento da retina devido a traumas, distúrbios diabetes.

As pequenas cicatrizes após a aplicação do laser na retina, colaboram para mantê-la no fundo do olho evitando desta forma seu descolamento, que causa prejuízos enormes à visão de qualquer pessoa.

Quais cuidados o paciente deve ter?

O procedimento da Fotocoagulação a Laser não necessita que o paciente esteja em jejum, sendo necessária apenas a presença de um acompanhante antes e após o procedimento, já que existirá dificuldade para enxergar durante algum tempo. E, devido a essa alteração, o paciente não deve dirigir durante algumas semanas.

Acontece que, antes do procedimento, é necessário dilatar a pupila para garantir o efeito desejado do laser. Vale lembrar que dúvidas específicas devem ser discutidas com o profissional dias antes.

Existe algum risco? 

A Fotocoagulação a Laser não possui riscos e também não exige repouso, a menos que seja recomendado pelo médico oftalmologista responsável. Ainda assim, os possíveis efeitos, que podem incomodar o paciente, são:

  • Defeitos no campo visual;
  • Dificuldade para distinguir cores;
  • Turvação visual transitória;
  • Visão noturna prejudicada;
  • Opacificação da Córnea;
  • Hemorragia vítrea;
  • Efusão coroidal;
  • Edema Macular.

E após o procedimento? O que fazer?

O seu dever principal, como paciente, é o de ouvir as orientações do oftalmologista! Se, por exemplo, for solicitado repouso, ele acontece normalmente de 48 a 72 horas. Sendo ou não recomendado o devido descanso, o paciente deverá retornar para uma reavaliação para averiguar a efetividade do procedimento.

Faça sua Fotocoagulação a Laser com a Pró-Visão!

Cuidamos de você e da sua visão com qualidade e compromisso! Como você pôde perceber no artigo acima, a Fotocoagulação a Laser é um procedimento moderno, que faz uso de tecnologias de ponta do ramo oftalmológico, sendo um procedimento, rápido, indolor e seguro.

Nós da Pró-Visão estamos sempre atentos às tendências tecnológicas para atender a todas as idades! Para isso, também contamos com equipe técnica, equipamentos e um excelente corpo clínico especializado em saúde ocular. 

Além de disponibilizar a Fotocoagulação a Laser, dispomos de muitos outros serviços da oftalmologia, todos descritos em nosso site! Fale conosco e dê mais vida aos seus olhos!