O que é Epífora?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Epífora é um problema comum, especialmente entre pessoas mais velhas. A causa mais comum é quando um canal lacrimal está bloqueado, mas existem outras causas. Se os sintomas são leves, não há a necessidade de tratamento.

Um procedimento cirúrgico pode geralmente pode curar um duto lacrimal bloqueado. Outros tratamentos dependem da causa.

A Epífora pode ocorrer em qualquer idade, porém são mais comuns em bebês jovens e em pessoas com idade superior a 60. Pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

Cada olho possui uma pequena glândula chamada glândula lacrimal. Esta constantemente faz uma pequena quantidade de lágrimas. Quando você pisca, a pálpebra espalha as lágrimas na parte frontal do olho para mantê-lo úmido

As lágrimas escorrem para baixo por pequenos canais no lado interior do olho para um saco lacrimal. A partir daqui eles fluem para baixo de um canal chamado do canal lacrimal para dentro do nariz.

Causas

Qualquer coisa que irrita os olhos podem causar um fluxo maior de lágrimas. As lágrimas são um reflexo de proteção para ajudar a eliminar os irritantes do olho.

  • Irritantes químicos, como cebola, fumos, etc.
  • Infecção da frente do olho (conjuntivite infecciosa) .
  • Alergia causando inflamação da frente do olho (conjuntivite alérgica) .
  • Um pequeno ferimento ou arranhão à frente do olho, ou um pedaço de terra ou cascalho que fica preso no olho.

Cílios que crescem para o interior também podem irritar a frente do olho. Isso é chamado de entrópio.

A causa mais comum de lacrimejamento em adultos é um bloqueio no canal lacrimal, logo abaixo do saco lacrimal. Isto é pensado para ser devido a um estreitamento gradual, da extremidade superior do canal lacrimal, talvez causada por inflamação moderada persistente.

Se você tem um duto lacrimal bloqueado, não só vai ter olhos lacrimejantes, mas as lágrimas estagnadas dentro do saco lacrimal pode ser infectado. Se o saco lacrimal é infectado, você também terá uma descarga pegajosa no olho. Também pode desenvolver-se um inchaço doloroso no lado do nariz ao lado do olho.

Às vezes, o ducto lacrimal não é bloqueado completamente, mas é muito estreita para drenar todas as lágrimas.

Menos frequentemente, pode haver um bloqueio dentro dos canalículos, ou a entrada para os pequenos canais no canto interno do olho podem ser bloqueados. Isto pode ser devido a uma inflamação ou cicatriz.

Raramente, um pólipo no nariz pode bloquear as lágrimas dos que sai do canal lacrimal.

Se você sente que seus olhos lacrimejam em excesso, agente uma consulta imediatamente na Pró-Visão.