O que é Nistagmo e como é feito o tratamento?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você conhece a condição conhecida como Nistagmo? Neste artigo iremos falar um pouco sobre o que é o nistagmo e como é feito o seu tratamento.

No Nistagmo ocorre o movimento involuntário dos olhos, ocorrendo movimentos repetitivos que não são controlados e muita das vezes causando um visão reduzida. Estes movimentos descontrolados dos olhos, podem ser fortes e assumir várias direções. Os termos usados para o nistagmo são “olhos que saltam”, “ olhos que dançam”.

Os movimentos involuntários dos olhos podem ter diversas direções e diferentes velocidades, tornando impossível o afetado fixar os olhos em apenas um lugar, podendo ocorrer movimentos de um lado para o outro, de cima para baixo ou então em sentido rotatório. Por meio disso, ambos os olhos não se fixam em um mesmo ponto de forma estável. Todo esse descontrole dos movimentos oculares, causa problemas graves na visão, além da autoestima que habitualmente é afetada aos problemas estéticos que estão associadas ao nistagmo.

Essa condição nem sempre se revela da mesma forma, como: o nistagmo manifesto está presente em todos os movimentos, o nistagmo latente se manifesta apenas quando um olho é coberto, nistagmo-manifesto-latente está presente em todos os momentos, piorando quando um olho é coberto.

No Nistagmo, os movimentos involuntários, normalmente, ocorrem em ambos os olhos, podendo ser classificado como nistagmo bilateral, mas podendo ocorrer em apenas um dos olhos denominado nistagmo unilateral.  

Tipos de Nistagmo

O seguintes tipos de nistagmo são:

Nistagmo vestibular: é um tipo de nistagmo que está relacionado com o ouvido interno. É um nistagmo rítmico devido a uma alteração dos fluxos dos músculos vestibulares no centro do olhar horizontal; 

Nistagmo optocinético: é um tipo de nistagmo que está relacionado com o olhos fixar algo que está em movimento. É um nistagmo induzido por estímulos visuais repetitivos que se movem no campo visual;

Nistagmo congênito: neste caso, a doença está presente desde o nascimento ou desenvolve-se no bebê, entre os 2 a 3 meses de idade;

Spasmus nutans: ocorre geralmente entre os 6 meses aos 3 anos de idade, e resolve-se de forma espontânea entre os 2 e os 8 anos de idade;

Nistagmo adquirido: este tipo de nistagmo desenvolve-se mais tarde em adolescentes ou na idade adulta. A causa é desconhecida, mas pode ser devido a presença de alguma doença no sistema nervoso central.

Causas do Nistagmo 

O desenvolvimento do nistagmo são encontrados as seguintes causas:

  • Inflamação no ouvido interno;
  • Ausência congênita da íris;
  • Erros refrativos muito elevados;
  • Catarata congênita;
  • Falta do desenvolvimento do controle de movimento normal do olho no início da vida;
  • Albinismo;
  • Doenças do sistema nervoso central.

Tratamento do Nistagmo

O tratamento do nistagmo depende do tipo e da causa. No caso de nistagmo congênito, não existe tratamento, mas existem várias intervenções que ajudam a melhorar a visão.

A oclusão dos olhos de forma alternada ou alguns medicamentos podem ser usados no tratamento de nistagmo. Escolher lentes ao invés de óculos, pode beneficiar aos que apresentam esta condição.

No caso do nistagmo infantil, o teste ortóptico analisa a movimentação ocular como a percepção de estímulos visuais, para que ocorra de modo mais detalhado a ocorrência do nistagmo.

Conheça a Pró-visão! 

Aqui na Pró-visão nós realizamos o teste ortóptico para casos como o do nistagmo, para analisar os movimentos oculares do paciente e realizar o tratamento adequado para o paciente.

Essa especialidade está sendo cada vez mais usada, a fim de promover um diagnóstico preciso para casos de doenças oculares. 

Entre em contato conosco e saiba mais!