O que é Ortóptica?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A origem da palavra ortóptica vem das palavras gregas “ortho optikos” que significa (olhos direitos). De modo geral, atende crianças e adultos de todas as idades, estimulando a visão dos pacientes que sofrem de doenças como toxoplasmose e diabetes, deste modo, contribuindo para diminuir condições de estrabismo, baixa visão e visão dupla.

É uma das áreas da ciência da saúde do ramo da oftalmologia, em que o profissional formado em ortóptica estuda a visão binocular, na qual ambos os olhos são usados em conjunto e que viabiliza a visão tridimensional: como conseguimos interagir visualmente com tudo que está ao nosso redor, tendo a real noção do espaço que nos cerca.

A ortóptica faz uso de exercícios que recrutam a musculatura dos olhos, para corrigir a dificuldade que um ou ambos os olhos têm de trabalhar juntos. Estes trabalham, fortalecem e habilitam o processo motor da visão: que nada mais é que a musculatura extrínseca ocular com a fusão das cenas vindas de cada um dos olhos.

Quem faz o diagnóstico?

Desde a etapa de teste e o próprio diagnóstico, são feitos na maioria dos casos por um oftalmologista. Este profissional irá encaminhar o paciente para que seja feito o acompanhamento terapêutico de um ortoptista, para reeducação e reabilitação motora e funcional da visão binocular e da deficiência visual.

Em caso de encaminhamento, como é feito o tratamento?

As sessões de tratamento possuem um tempo médio de 40 minutos, trabalhando ambos os olhos do paciente em conjunto com exercícios que fortalecem a musculatura ocular. Os equipamentos utilizados para o tratamento são equipamentos eletrônicos, ferramentas de estimulação motora e sensorial, para que o foco do paciente seja bem trabalhado.

É possível que sejam recomendados exercícios que podem ser feitos em casa sem a necessidade da presença do ortoptista. Contudo, isso não descarta o acompanhamento profissional especializado.

Exercícios práticos para começar agora

  • Abra e feche os olhos lentamente por 8 vezes consecutivas;
  • Olhe para todas as direções 10 vezes (laterais, acima, abaixo e central);
  • Treine o foco da sua visão 10 vezes consecutivas, alterne a visão de um objeto distante por exemplo com a visão da sua mão esticada à sua frente.

Quais os benefícios da fisioterapia ocular ortóptica?

  • Fortalecimento da musculatura ocular;
  • Preservação da visão de pacientes com doenças neurológicas tais como: Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Preservação da visão para pessoas que fadigam a visão devido o trabalho e sentem a visão cansada;
  • Reduz estresse visual;
  • Evita dores de cabeça causadas por fadiga visual.

Confie em quem realmente entende do assunto!

Não deixe para agendar uma consulta ao oftalmologista quando as coisas se agravarem. Se você já sofreu de (AVC) dependendo do caso e diagnóstico oftalmológico, é provável que a ortóptica seja necessária para que seja feita a reabilitação da musculatura ocular.

Para isso, busque pelos profissionais da Pró-Visão para um diagnóstico preciso e um acompanhamento de qualidade para sua terapia ocular.Não restringindo-se apenas ao público infantil mas também adulto.Fale conosco pelo nosso site ou redes sociais. 

4/5 - (1 vote)