Para que serve a Microscopia Especular de Córnea?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Microscopia Especular de Córnea é um exame com finalidade de avaliar as pequenas células que revestem a camada profunda do olho, chamadas células endoteliais. Na Microscopia é feita uma detecção de degenerações ou distrofias corneanas.

As células endoteliais da córnea não contém fatores que influenciam na reparação e têm um ritmo de perda de acordo com o organismo e a idade. Sua degeneração agrava algumas doenças de córnea e do globo ocular, e isso deve ser avaliado antes de cirurgias oculares. 

Em casos isolados, a destruição da quantidade de células endoteliais, indica-se o transplante de córnea para restituí-las. 

Resumidamente, o exame registra em detalhes o endotélio corneano, permitindo que fotografem as células endoteliais, sendo possível analisar a quantidade, tamanho, e formato das células. Assim tendo como grande importância permitir uma avaliação de como a córnea irá se comportar perante uma agressão cirúrgica.

Como é feito o exame de Microscopia Especular?

Para realização deste exame, o paciente é orientado a encostar a região do olho no aparelho. A seguir, o instrumento é focalizado na superfície da córnea para obter uma fotografia que será analisada digitalmente.

Por meio da análise computadorizada da imagem refletida na face posterior da córnea, as células são analisadas de acordo com as áreas, formatos e tamanhos. Este exame é fundamental para os pacientes que serão submetidos a cirurgias intraoculares como: catarata e portadores de diversas doenças corneanas.

Quais são as indicações da Microscopia Especular?

Este exame é indicado nos pré-operatórios de cirurgias intraoculares, como correção da catarata,  glaucoma, transplante de córnea, degenerações e distrofias da córnea. Tendo como finalidade controlar o uso de lentes de contato, para a avaliação de doenças na córnea.

Veja logo abaixo mais algumas indicações:

  • Pré-operatório de cirurgias intraoculares;
  • Diagnóstico e acompanhamento de distrofias corneanas endoteliais;
  • Adaptação de lentes de contato;
  • Edema de córnea;
  • Cicatrizes e opacidade da córnea;
  • Trauma corneano;
  • Pós-operatório de cirurgia de catarata e transplante de córnea;
  • Pré-operatório de cirurgia refrativa.

Agora que você sabe o que é o exame de Microscopia Especular, que tal agendar sua consulta agora mesmo? É de extrema importância que você cuide bem da saúde dos seus olhos. 

Aqui na Pró-Visão, contamos com especialistas altamente capacitados e com um suporte diferenciado, tudo para atender nossos clientes.

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco por aqui.
WeCreativez WhatsApp Support
Recepção
Recepção
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Faturamento
Faturamento
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cirurgias
Cirurgias
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Exames
Exames
Acessível