Presentes de natal e o cuidado com os olhos das crianças

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Os olhos das crianças são facilmente feridos por brinquedos, por isso, decidimos criar esse artigo como alerta com os presentes de natal!

É recomendo aos pais que evitem comprar brinquedos que possam causar lesões oculares graves e até cegueira. Não há um número certo da quantidade de acidentes e traumas oculares originados por brinquedos, porém, sabe-se que a maioria desses ferimentos acontece em crianças com menos de 15 anos.

Por isso, é importante pensar na segurança de qualquer presente que você está dando, especialmente se for um presente para uma criança.

Confira algumas dicas para não errar no presente!

Dicas para selecionar presentes seguros neste natal:

  • Pense duas vezes antes de comprar brinquedos com peças pontiagudas, salientes ou projéteis.
  • Certifique-se de que as crianças sejam devidamente supervisionadas ao brincar com brinquedos ou jogos potencialmente perigosos que possam causar ferimentos nos olhos.
  • Verifique os rótulos dos produtos para conferir se o brinquedo escolhido possui a certificação Inmetro.
  • Se você fornecer equipamentos esportivos, forneça também os óculos de proteção adequados com lentes de policarbonato. Consulte seu oftalmologista para saber mais sobre os equipamentos de proteção recomendados para o esporte de seu filho.
  • Verifique os rótulos para recomendações de idade e certifique-se de selecionar presentes apropriados para a idade e maturidade de uma criança.
  • Mantenha os brinquedos feitos para crianças mais velhas longe das crianças mais novas.

Consequências de uma lesão ocular em crianças

Os olhos são particularmente vulneráveis ​​a lesões. E lesões oculares graves podem ter efeitos para a vida toda.

Lesões comumente relatadas em brinquedos incluem abrasões da córnea e hifema ocular. Traumas mais graves podem levar ao descolamento da retina e ruptura do globo ocular, e em última instância, até cegueira.

Se seu filho sofrer uma lesão ocular por causa de um brinquedo, procure imediatamente atendimento médico de um oftalmologista.

A boa notícia é que a maioria das lesões oculares pode ser facilmente evitada seguindo as orientações de segurança da própria embalagem, e tendo a supervisão de um adulto durante o uso.

E se seu filho sofrer uma lesão ocular por causa de um brinquedo, procure imediatamente atendimento médico de um oftalmologista.

Acompanhamento contínuo também é necessário!

Além dos cuidados na escolha do presente de natal das crianças, também é importante fazer um acompanhamento com um médico oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano.

Desta forma, seu filho pode curtir os presentes tranquilamente, e você também!

Para isso, conte com a Pró-Visão! Estamos sempre disponíveis para cuidar da sua visão e de sua família! Com estrutura pronta para consultas, exames e cirurgias, e um corpo clínico experiente!

Entre em contato e agende sua consulta!