Quais são os cuidados que devemos ter na higiene dos olhos?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O olho humano é um órgão muito delicado e sua saúde pode ser afetada por uma série de fatores, como lesões, infecções, envelhecimento e vários outros problemas médicos. A boa notícia é que a maioria desses problemas pode ser diminuída ou mesmo evitada com a correta higienização dos olhos.

No entanto, infecções e irritações podem agravar, especialmente se infecções menores não forem prontamente tratadas. Além disso, a má higiene facial está associada ao desenvolvimento do tracoma, uma infecção ocular que é a principal causa de cegueira no mundo.

O tracoma é uma doença ocular caracterizada por infecção da conjuntiva por Chlamydia trachomatis. É a principal causa de cegueira no mundo e está associada a falta de saneamento e higiene, superlotação e pobreza. A má higiene facial também facilita a disseminação da infecção.

Atenção mulheres!

Grande parte das mulheres têm um comportamento nocivo quando se trata de boas práticas com maquiagem. Como por exemplo o compartilhamento de maquiagem para os olhos e também o uso de produtos vencidos.

O uso de maquiagem vencida pode desencadear problemas de pele e oculares. Por essa razão, é necessário sempre estar atento!

Quando o prazo de validade de cosméticos expira, os princípios ativos do produto, assim como seus conservantes, perdem o seu efeito. Sem conservantes, as maquiagens podem tornar-se um local ideal para o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem causar irritações, alergias e inchaços.

Medidas preventivas na higiene dos olhos

Há uma série de medidas que podem ser tomadas para proteger os olhos da exposição à sujeira facial e às bactérias.

A principal medida preventiva é lavar o rosto. A má higiene facial (ter a cara suja) está associada à infecção pelo tracoma. A melhoria da higiene facial através da lavagem do rosto foi promovida como uma estratégia para prevenir a doença. Uma série de pesquisas descobriu que crianças com rostos mais limpos têm menor probabilidade de ter tracoma.

Manter o rosto limpo promove a limpeza dos olhos, no entanto, em algumas situações, os próprios olhos precisarão de limpeza, ou quando um objeto estranho precisar ser removido dos olhos. É importante que os indivíduos que farão a limpeza assegurem-se de que as mãos estejam limpas antes de lavar ou remover um objeto estranho do seu próprio olho ou do olho de outra pessoa (por exemplo, o olho de uma criança).

Alguns passos para manter seu olho saudável

Toalhas devem ser usadas com cuidado ao secar ao redor da área dos olhos e elas nunca devem entrar em contato com o próprio olho. Além disso, toalhas de rosto não devem ser usadas quando molhadas e devem ser trocadas e limpas regularmente para evitar qualquer crescimento bacteriano ou fúngico nelas que possa causar infecção ocular quando usado.

Esfregar os olhos com as mãos sujas aumenta as chances de transferir germes, contrair infecções oculares e causar abrasões na córnea, que são arranhões dolorosos na superfície do olho. E nossas mãos estão quase sempre sujas! Esfregar os olhos excessivamente pode levar a irritação ou abrasão da córnea.

Muitas pessoas dependem de lentes de contato para a visão cotidiana, é vital seguir as regras para que se tenha uma boa higienização dos olhos. A natação e o banho com as lentes devem ser evitados, mantê-las durante a noite pode aumentar o risco de infecção, enquanto o conforto e o desempenho serão afetados se você prolongar a vida útil das lentes além do intervalo de substituição recomendado. Usar lentes sujas ou danificadas pode colocar a saúde dos olhos em risco.

Fumaça da fogueira, do churrasco ou cigarros pode irritar os olhos e piorar o olho seco – pessoas que fumam têm quase duas vezes mais chances de ter olhos secos e até mesmo o fumo passivo pode ser irritante para os olhos, pois pode piorar os olhos secos.

A exposição direta ao sol pode causar danos permanentes aos olhos, portanto, a proteção dos olhos, como óculos de sol, deve ser usada fora quando estiver ensolarada ou quando ficar por longos períodos de tempo em lugares com neve durante o dia. Certifique-se de que seus óculos tenham o filtro UV (ultravioleta) apropriado para proteger seus olhos.

Veja o que você come e bebe.  O consumo excessivo de álcool pode levar a sérios problemas de saúde que podem ter um efeito negativo sobre a saúde dos olhos.   Em vez disso, certifique-se de beber bastante água ao longo do dia para manter a saúde ocular ideal, pois a desidratação pode levar a olhos secos, doloridos e irritados. Uma dieta deficiente também pode afetar seriamente nossa visão. Antioxidantes, ácidos graxos ômega 3, zinco e vitaminas C e E podem ajudar a prevenir problemas de visão relacionados à idade.

4.7/5 - (103 votes)