Saiba como prevenir Trauma Ocular na infância

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Trauma Ocular na infância é mais comum do que se pensa e organizar um ambiente seguro, com a finalidade de evitar acidentes, se tornou um grande desafio para pais e professores.

Basta uma distração de um segundo e o acidente acontece, muitas vezes no local que deveria ser o mais seguro de todos, dentro de casa.

Um fator agravante da situação é que as crianças nunca param, estão sempre agitadas, cheias de energia e disposição para se divertir, com isso, brincadeiras  com objetos pequenos, que possam ser arremessados e atingirem o globo ocular, oferecem grau elevado de risco aos olhos.

Mas afinal, o que é um Trauma Ocular? Confira logo abaixo:

O que é Trauma Ocular?

Uma simples brincadeira com arremesso de bola, pode gerar um Trauma Ocular dependendo da potência do impacto, podendo afetar um ou ambos os olhos.

As consequências desse Trauma Ocular tendem a variar de acordo com a gravidade, podendo somente um oftalmologista afirmar se a recuperação será: rápida, demorada ou irreversível.

Tipos de Trauma Ocular comuns em crianças

Conheça os principais tipos de traumas oculares e como prevenir e garantir que as crianças se divirtam com segurança.

Objetos estranhos/penetrantes

Aqui estão alguns objetos para fins de exemplo: canetas, lápis, tesouras, facas entre outros. Se algum desses objetos penetrar nos olhos da criança, ela deve ser levada imediatamente a um centro médico com urgência.

Corpos estranhos como pedaços de metal, pedras, farpas de madeira, podem cair na superfície do olho (córnea) e causar irritação e até perfurar. 

Se o objeto puder ser removido sem dificuldades, ajude a criança a lavar os olhos com água corrente por alguns minutos. Isso vale somente na circunstância de areia, poeira ou cílios, por exemplo. 

Objetos metálicos e pontiagudos, não hesite em levar a criança ao oftalmologista o mais rápido possível.

Trauma Ocular causado por química

Exposições químicas causam dores e queimaduras que podem levar a perda total ou parcial da visão, dependendo da química em que houve contato com os olhos, confira exemplos:

  • Ácido muriático; 
  • Àcido sulfúrico;
  • Soda cáustica.

Hemorragia Subconjuntival

Conhecido popularmente como sangramento ocular, pode ocorrer em apenas uma parte ou se estender por todo o olho. Por medidas de segurança e precaução, leve a criança ao oftalmologista para um diagnóstico preciso e um tratamento correto.

Dicas de prevenção contra Trauma Ocular

Para uma prevenção eficaz reduzindo o risco de acidentes, deve-se conscientizar os pais, melhorar a supervisão e evitar a exposição de crianças aos objetos e situações de perigo. Traumas Oculares são comuns em crianças entre 2 a 6 anos, justificando desse modo, a ingenuidade e curiosidade por parte desse público. 

Para evitar Traumas Oculares em crianças adote as medidas citadas abaixo! Confira:

Deixe longe de crianças produtos de limpeza

Todo o tipo de química destinada à limpeza domiciliar devem ficar em locais altos e, nunca próximo ao solo, em armários e pias, por exemplo.

Produtos de beleza

Nunca deixe perfumes e produtos de beleza, maquiagem no geral, em locais acessíveis para crianças. Procure guardar em locais altos longe do alcance delas.

Cigarros

Se existir pessoas fumantes no local e estes estiverem com o cigarro aceso na boca ao pegar a criança no colo, ou brincando com ela, sem a devida cautela, pode causar graves queimaduras oculares.

Panelas no fogão

Outro perigo à visão infantil, são as panelas de cozinha. Sempre vire a ponta da panela para o lado oposto do fogão para evitar queimaduras e acidentes indesejados.

Objetos 

Pontiagudos, pequenos, cortantes, perfurantes, principalmente na escola e, em brincadeiras em casa podem ferir os olhos das próprias crianças ou de outros colegas de classe.

No calor do momento, antes de qualquer coisa, deve-se acalmar a criança, por mais difícil que seja, e levá-la ao pronto socorro em caso de lesão ocular, fratura da órbita ocular, ou qualquer anomalia na visão da criança causada por objetos.

Cuidado com animais de estimação

Atenção às aves, gatos, cães, mesmo que seja sem querer, esses animais, se provocados pela criança e se sentirem intimidados, podem atingir os olhos durante a brincadeira.

Fezes de animais

A toxoplasmose é causada por fezes de animais, ingestão de água ou alimentos contaminados que podem transmitir a doença.

Incentive as crianças a lavar as mãos após brincar com os animais e antes das refeições.

Ocorreu um acidente? Busque por um oftalmologista urgente!

Manter as crianças longe de perigo exige atenção constante. Não hesite em entrar em contato com nosso corpo clínico em situações como essas citadas neste artigo e, para prevenção de demais anomalias na visão.

Identificou problemas na visão? A Pró-Visão te ajuda! Entre em contato conosco.

Rate this post