Soprar os olhos para tirar ciscos pode ser perigoso!

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O verão é a estação mais aguardada pelos brasileiros. Grande parte da população sabe a importância de usar protetor solar, mas muitos se esquecem de cuidar bem dos olhos para evitar problemas. Sem contar que um acidente pode surgir quando menos se espera. 

Muito provavelmente alguém próximo ou até mesmo você, tenha tido a sensação de estar com um corpo estranho no olho. De repente, surge aquele incômodo ao movimentar, piscar ou olhar para um ponto fixo.

Contudo, o corpo estranho ou mais conhecido como “cisco” é algo que pode ir além de gerar incômodos, trazendo consequências graves a visão. Por isso separamos algumas informações importantes para que você saiba o que fazer no caso de ser atingido por algum corpo estranho. Confira!

Não sopre!

Nossa boca e saliva possuem milhares de bactérias nocivas para os olhos, fora elas, o ar que sopramos para dentro dos olhos também possui sua cota de sujeira. Além de não retirar o corpo estranho, soprar os olhos pode causar outros problemas como infecções, caso alguma bactéria se aloje neles.

Lave com água corrente  

Caso alguém sinta algum corpo estranho nos olhos, ao perceber o desconforto, recomendamos não tentar retirar com as próprias mãos. Uma possível forma de solucionar o caso é lavar com água corrente para ver se a causa do desconforto é removida. 

Utilize um cotonete limpo 

Caso o “cisco” esteja visível e não tenha sido removido utilizando água corrente, você pode tentar retirá-lo com a ajuda de um cotonete limpo. Muitas das vezes, o corpo estranho está na parte inferior ou superior da pálpebra, ficando ainda mais fácil para utilização dessa dica.

Lembre-se!

Esse procedimento deve ser feito levemente, sem nenhuma pressão sobre o “cisco” para não correr o risco de lesionar o globo ocular. Caso não funcione e você continue sentindo incômodo, recomendamos procurar um oftalmologista.

Faça compressas geladas

Outra dica que pode ajudar a aliviar a irritação causada pela presença do corpo estranho é a utilização de compressas geladas, isso ajuda especialmente em casos de inchaço e dores.

A compressa pode ser posicionada no local e protegida com uma toalha para não ser tão agressiva – pelo fato do gelo queimar a pele. 

Procure um médico oftalmologista

Como explicamos, o “cisco” no olho pode ser algo bastante simples. Mas caso não seja possível removê-lo com as dicas que apresentamos acima, é recomendado procurar um oftalmologista para que ele faça a retirada.

Ainda existem quadros mais graves e que requerem o exame profissional. Desse modo, além de garantir que o corpo estranho seja eliminado com segurança, você não corre o risco de ter algum problema ocular que possa se manifestar de forma parecida com a presença de “ciscos”. 

Durma sem lentes de contato

Uma dica muito importante para quem utiliza lentes de contato, é que não se deve dormir com elas. Durante o sono, é recomendável deixar os olhos descansarem sem nada incomodando. O perigo maior está na falta de lubrificação e falta de oxigenação, que pode aumentar a adesão da lente na córnea. 

Com todos esses cuidados, você pode preservar a boa visão ao longo da vida, o bem-estar e a realização das atividades cotidianas. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou for acometido por um incômodo constante nos olhos, agende uma consulta! A Pró-visão tem uma equipe pronta para te ajudar com maior conforto e segurança.