A importância da produção de lágrimas e o teste de Schirmer

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Para poder compreender a importância da produção de lágrimas e o teste de schirmer, é necessário entender o que é e para que serve a lágrima e o teste.

As lágrimas são o fluido secretado pelos olhos para alimentá-lo e manter um equilíbrio dos ingredientes dos olhos e teor de umidade do olho. O filme pré-corneano, mais conhecido por lágrima, é espalhado através do olho e tem três camadas. Ou seja, camada lipídica, camada aquosa e camada mucosa.

·         Camada lipídica (secreta lipídios) age como uma barreira hidrofóbica e impede o transbordamento.

·         Camada aquosa (contém proteínas de água e lágrima) atua como uma barreira fisiológica e controla a infecção para os olhos.

·         Camada mucosa (secretar mucina) atua como uma camada hidrofílica.

As lágrimas são secretadas a cada segundo a uma taxa de 2 microlitros por minuto e são drenados pelo puncta que tem 0,3 mm de largura. As lágrimas são excretadas pela glândula lacrimal situada lateralmente e são espalhadas pelo piscar periódico da pálpebra e são drenadas pelo puncta, passam pelo canalículos e drenado para o saco lacrimal. Além disso, passa pelo duto nasolacrimal e faz com que haja desconforto nasal quando chorarmos.

Portanto, as lágrimas são fluidos secretados pelas glândulas lacrimais do olho, o que ajuda a umedecer os olhos, e também, contêm uma grande variedade de substâncias biologicamente ativas como mucina, eletrólitos e outras substâncias.

Tipos de lágrimas

Existem três tipos de lágrimas, todas com finalidades diferentes:

·         Lágrimas basais são onipresentes aos nossos olhos. Essas lágrimas constantes são o que impedem nossos olhos de secarem completamente. Eles drenam através da cavidade nasal, razão pela qual muitos de nós desenvolvem coriza após um bom choro.

·         Lágrimas reflexas servem para proteger o olho humano de irritantes como fumaça, cebola ou até mesmo um vento forte e empoeirado. Para realizar essa façanha, os nervos sensoriais da córnea comunicam essa irritação ao tronco encefálico, que por sua vez envia hormônios para as glândulas nas pálpebras. Esses hormônios fazem com que os olhos produzam lágrimas, efetivamente livrando-os da substância irritante.

·         Lágrimas emocionais, tudo começa no cérebro onde o sentimento (emoção) é registrado. O sistema endócrino é então acionado para liberar hormônios para a área ocular, o que faz com que as lágrimas se formem fazendo com que o indivíduo se sinta melhor.

Afinal, qual a importância da lágrima?

As lágrimas são importantes para a saúde geral dos nossos olhos e nossa visão. Cada vez que piscamos, uma camada protetora de lágrimas se espalha como um filme sobre a frente do olho. Se não piscarmos com frequência suficiente, poderão surgir pontos secos na superfície do olho e causar a diminuição da visão. Assim, nosso filme lacrimal serve a quatro finalidades importantes:

·         Protege e lubrifica os olhos

·         Reduz o risco de infecção ocular

·         Lava as partículas estranhas

·         Mantém a superfície dos olhos suave e clara

Quando o filme lacrimal se torna instável, podem ocorrer sintomas de olho seco.

Teste de Schirmer ou teste do olho seco

Os oftalmologistas usam o teste de Schirmer para descobrir se os olhos de uma pessoa produzem lágrimas suficientes para manter os olhos úmidos. Se os olhos não produzem umidade suficiente, o médico pode optar por tratar o paciente por olho seco.

O que o teste de Schirmer determina?

O teste de Schirmer não é invasivo e determina se o olho de uma pessoa produz lágrimas suficientes para manter seu olho úmido e saudável. Para realizar o teste de Schirmer, o médico coloca um pedaço de papel de filtro dentro da pálpebra inferior de ambos os olhos e a pessoa fecha os olhos.

Após 5 minutos, o médico remove o papel de filtro. O médico então avalia até que ponto as lágrimas viajaram no papel. Em geral, quanto menor a quantidade de umidade no papel, menos lágrimas a pessoa produz.

Por que o teste é usado?

O teste de Schirmer confirma e determina a gravidade do olho seco. Os sintomas do olho seco incluem o seguinte:

·         Ressecamento excessivo no olho

·         Rega persistente ou lacrimejamento do olho

·         Dor na área dos olhos

·         Sensação de algo estar no olho

·         Irritação ocular crônica

·         Sensibilidade à luz

O teste de Schirmer também pode ser usado para ajudar a diagnosticar a síndrome de Sjögren. Esta é uma desordem auto-imune que causa diminuição da função no olho e nas glândulas salivares, resultando em olhos e boca secos

Nestes casos, o teste de Schirmer é frequentemente usado em conjunto com outros testes para determinar se o Sjögren está presente.

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco por aqui.
WeCreativez WhatsApp Support
Recepção
Recepção
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Faturamento
Faturamento
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cirurgias
Cirurgias
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Exames
Exames
Acessível