Nossa visão é o resultado de um mecanismo complexo onde a acuidade visual é um fator muito importante, mas relativamente limitado, havendo outros componentes que permitem complementar a sua caracterização, tais como a sensibilidade ao contraste, a visão cromática e a estereopsia.
Para isso iremos te explicar o que é o Teste de Sensibilidade ao Contraste e o porquê dele ser tão importante para detecção precoce de inúmeras patologias.
O que é o Teste de Sensibilidade ao Contraste?
O Teste de Sensibilidade de Contraste foi desenvolvido pelo Dr. Arthur Ginsburg e utiliza grades sinusoidais, as quais medem canais visuais específicos, assim avaliando a capacidade de diferenciar as tonalidades das cores, como alterações comuns em doenças oculares da córnea, catarata ou doenças degenerativas da retina. Resumidamente, o exame tem como objetivo analisar a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação ou de contraste, através de projeções de imagens.
Lembre-se!
Essa avaliação não deve ser usada como o único critério para o diagnóstico e tratamento, pois há variações que podem ser causadas devido a alguma alteração comum (astigmatismo ou erros refracionais) ou não devem ser relacionadas a um distúrbio óptico, neurológico ou qualquer outra patologia.
Como é feito o exame?
Sendo um exame indolor, é realizado em um ambiente de baixa iluminação que exige muito da colaboração do paciente. Assim que iniciado o exame é pedido ao paciente que leia as menores letras possíveis em uma tabela, assim ao decorrer do teste o contraste vai diminuindo gradativamente, avaliando-se a capacidade de o paciente em ver com a diminuição do contraste.
Para quem é indicado este exame?
Este exame é indicado para pacientes que apresentam sensibilidade à luz relacionada a algumas alterações ópticas como:
- Erros refrativos;
- Catarata;
- Glaucoma;
- Degeneração macular;
- Retinopatia diabética;
- Neuropatias ópticas;
- Ambliopia;
- Adenoma pituitário;
- Alterações causadas por substâncias ilícitas ou álcool.
Quais as orientações para realização do exame?
Para realização do exame é necessário trazer os óculos, de preferência o mais recente. O exame não é invasivo e não contém contra-indicações, riscos e não é necessário o uso de colírios.É de extrema importância que você cuide bem da saúde dos seus olhos. Nós, da Pró-Visão possuímos uma alta gama de exames com equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados, tudo isso para o melhor atendimento aos nossos clientes!