Visão dupla na miastenia gravis

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Miastenia de Gravis geralmente começa com sintomas como fraqueza e fadiga em algum músculo, na maioria das vezes nos músculos que movimentam os olhos e as pálpebras. Contudo, seu sintoma mais comum é a visão dupla ou borrada.

Neste artigo iremos mostrar algumas dicas para ajudar você que tem períodos de visão dupla causados pela miastenia gravis. Acompanhe!

O que causa a visão dupla na miastenia gravis?

A miastenia gravis faz com que seu corpo ataque erroneamente as ligações entre os nervos e os músculos. Isso afeta os pequenos músculos que trabalham em sincronia para manter os olhos alinhados corretamente. Conforme os músculos enfraquecem, seus olhos tendem a ficarem desalinhados, assim levando à visão dupla ou à visualização de duas imagens ao olhar para um objeto. A miastenia gravis também pode fazer com que as pálpebras caiam, bloqueando a visão.

Se você tem visão dupla e outros sintomas visuais causados pela miastenia gravis, você pode notar que eles podem melhorar ou piorar de um dia para o outro. É mais comum que o paciente diagnosticado com miastenia, veja imagens duplas mais tarde à noite ou após ler, ou usar os olhos intensamente por um longo período.

A visão dupla e os outros problemas de visão citados acima, são os primeiros sintomas em diversas pessoas que apresentam miastenia grave. Cerca de 85% deles também terão fraqueza muscular em outras partes do corpo, conhecida como miastenia gravis generalizada. O restante terá apenas sintomas visuais, uma condição chamada miastenia gravis ocular. Estudos indicam que homens parecem ter maior probabilidade do que as mulheres de desenvolver a miastenia gravis ocular.

Dicas para viver com a visão dupla

As crises de visão dupla e outros problemas visuais associados à miastenia gravis podem impedi-lo de desfrutar de alguns prazeres simples da vida, como: dirigir um carro, ler um livro, assistir um programa de TV, ou utilizar o computador. Essas tarefas simples podem se tornar um desafio. Felizmente, além da medicação que pode ser prescrita para a miastenia gravis, existem etapas que você pode seguir e dispositivos auxiliares que você pode usar. Juntos, eles podem ajudá-lo a gerenciar a visão dupla e problemas visuais relacionados. Esses incluem:

  • Descansar. Dê um tempo aos seus olhos fechando-os por alguns minutos. Isso geralmente ajuda a aliviar a visão dupla por um curto período.
  • Prismas oculares. Se você utiliza óculos, um médico oftalmologista pode adicionar um dispositivo chamado prisma de Fresnel a uma ou ambas as lentes para limpar a visão dupla. Um prisma Fresnel é uma lâmina flexível cortada no formato de lentes de óculos e pressionada contra a superfície das lentes. Eles dobram a luz, o que pode fazer com que as imagens se alinhem melhor e aliviem a visão dupla.
  • Tapa-olhos. Cobrir um olho com um adesivo ao ler, usar um computador ou assistir TV pode prevenir a visão dupla. Troque o adesivo de um olho para o outro. Se você utiliza óculos, cubra uma das lentes com fita adesiva.
  • Lentes de contato especiais. Em vez de um tapa-olhos, você pode utilizar uma lente de contato especial com o centro escurecido, assim preservando sua visão lateral.
  • Livros com letras grandes podem ser mais fáceis de ler. Você também pode adquirir dispositivos de ampliação de impressão e softwares que ampliam sua tela. Audiolivros, que você pode baixar para um smartphone ou tablet são outra opção.
  • Filtros de brilho. Se a luz forte piorar sua visão dupla, utilize um filtro de brilho para a tela do computador, isso pode ajudar na utilização não só de computadores, mas também em smartphones e tablets.

Lembre-se, o tratamento para a grande maioria dos pacientes com miastenia gravis permite levar uma vida normal, por outro lado, sem tratar, o índice de mortalidade pode chegar a ser até um terço. Por isso sempre ressaltamos a importância das visitas regulares a um oftalmologista, pois o tratamento é essencial aos miastênicos.

Por isso, se você identificou algum sintoma, ou para consultas de rotina, entre em contato conosco!

A Pró-visão está pronta para atendê-lo!