Como-o-fumo-passivo-prejudica-os-olhos-das-criancas
Como o fumo passivo prejudica os olhos das crianças

O fumo passivo é uma ameaça conhecida à saúde ocular entre os adultos. Muitos estudos associam a exposição à fumaça a um risco aumentado de doenças oculares que afetam as pessoas mais tarde na vida, como catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira.

Mas o fumo passivo representa uma ameaça para a visão das crianças? Um novo estudo de Hong Kong sugere que sim. Os pesquisadores descobriram que crianças a partir dos 6 anos já apresentam sinais de danos aos olhos.

Uma das partes mais vulneráveis ​​do olho à fumaça do cigarro é chamada de coróide. A coróide é uma densa rede de vasos sanguíneos na parte posterior do olho. É responsável por fornecer oxigênio e nutrição à retina e manter a temperatura e o volume do olho. Estudos demonstraram que fumantes e pessoas expostas ao fumo passivo apresentam uma coróide mais fina. O afinamento da coróide está relacionado ao desenvolvimento de DMRI que ameaça a visão, entre outras condições.

Para descobrir se as crianças expostas ao fumo passivo apresentavam danos semelhantes, os pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong Eye Center examinaram 1.400 crianças com idade de 6 a 8 anos. Eles mostraram que as crianças perto do fumo tinham coróides significativamente mais finas em comparação com crianças que não foram expostas. A diferença mede cerca de 6 a 8 mícrons.

Tão importante quanto, os dados mostraram que o afinamento da coróide em crianças aumentou com o número de membros da família que fumavam e com a quantidade de cigarros fumados por dia. Embora a implicação de longo prazo dessas mudanças relativamente pequenas na saúde ocular futura das crianças ainda precise ser determinada, este estudo mostra o papel potencial da exposição precoce à fumaça em doenças crônicas que ocorrem mais tarde na vida.

Com o passar dos anos, a taxa de tabagismo diminuiu no Brasil, mas continua sendo um risco para a saúde.

Para diminuir o risco de desenvolver problemas graves de saúde, o recomendado é que as pessoas evitem fumar, principalmente perto das crianças.

Outra medida importantíssima é fazer um acompanhamento oftalmológico, tanto adultos quanto crianças. O recomendado é que essa visita ao profissional seja feita, ao menos, uma vez por ano.

E se, diagnosticado algum tipo de doença, o acompanhamento deve ser feito conforme indicação médica.

A Pró-Visão é a clínica oftalmológica mais completa de Macapá! Com tecnologia e profissionais experientes, levamos o que há de melhor para nossos pacientes!

Seja para uma consulta, exames ou até cirurgias, estamos prontos para cuidar de sua visão e da sua família!

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta!

Presentes-de-natal-e-o-cuidado-com-os-olhos-das-criancas.
Presentes de natal e o cuidado com os olhos das crianças

Os olhos das crianças são facilmente feridos por brinquedos, por isso, decidimos criar esse artigo como alerta com os presentes de natal!

É recomendo aos pais que evitem comprar brinquedos que possam causar lesões oculares graves e até cegueira. Não há um número certo da quantidade de acidentes e traumas oculares originados por brinquedos, porém, sabe-se que a maioria desses ferimentos acontece em crianças com menos de 15 anos.

Por isso, é importante pensar na segurança de qualquer presente que você está dando, especialmente se for um presente para uma criança.

Confira algumas dicas para não errar no presente!

Dicas para selecionar presentes seguros neste natal:

  • Pense duas vezes antes de comprar brinquedos com peças pontiagudas, salientes ou projéteis.
  • Certifique-se de que as crianças sejam devidamente supervisionadas ao brincar com brinquedos ou jogos potencialmente perigosos que possam causar ferimentos nos olhos.
  • Verifique os rótulos dos produtos para conferir se o brinquedo escolhido possui a certificação Inmetro.
  • Se você fornecer equipamentos esportivos, forneça também os óculos de proteção adequados com lentes de policarbonato. Consulte seu oftalmologista para saber mais sobre os equipamentos de proteção recomendados para o esporte de seu filho.
  • Verifique os rótulos para recomendações de idade e certifique-se de selecionar presentes apropriados para a idade e maturidade de uma criança.
  • Mantenha os brinquedos feitos para crianças mais velhas longe das crianças mais novas.

Consequências de uma lesão ocular em crianças

Os olhos são particularmente vulneráveis ​​a lesões. E lesões oculares graves podem ter efeitos para a vida toda.

Lesões comumente relatadas em brinquedos incluem abrasões da córnea e hifema ocular. Traumas mais graves podem levar ao descolamento da retina e ruptura do globo ocular, e em última instância, até cegueira.

Se seu filho sofrer uma lesão ocular por causa de um brinquedo, procure imediatamente atendimento médico de um oftalmologista.

A boa notícia é que a maioria das lesões oculares pode ser facilmente evitada seguindo as orientações de segurança da própria embalagem, e tendo a supervisão de um adulto durante o uso.

E se seu filho sofrer uma lesão ocular por causa de um brinquedo, procure imediatamente atendimento médico de um oftalmologista.

Acompanhamento contínuo também é necessário!

Além dos cuidados na escolha do presente de natal das crianças, também é importante fazer um acompanhamento com um médico oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano.

Desta forma, seu filho pode curtir os presentes tranquilamente, e você também!

Para isso, conte com a Pró-Visão! Estamos sempre disponíveis para cuidar da sua visão e de sua família! Com estrutura pronta para consultas, exames e cirurgias, e um corpo clínico experiente!

Entre em contato e agende sua consulta!