O que é Ceratoplastia?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Ceratoplastia ou transplante da córnea é um tratamento cirúrgico que visa corrigir a deterioração visual irreversível causada por doenças da córnea que resultam na deterioração ou opacificação da córnea. 

O transplante de córnea consiste na substituição do tecido danificado por um tecido saudável dado por um doador, proveniente do banco de olhos. Antes de escolher o tecido e realizar o transplante, é necessário realizar uma série de estudos sobre o tecido saudável para verificar se é o mais adequado e ter a certeza absoluta de que a ceratoplastia é a melhor opção ao paciente. 

A Ceratoplastia é uma cirurgia bastante comum, mais do que se pensa, e normalmente é realizada sob os efeitos de anestesia local aplicada em gotas. Em alguns casos, a escolha do paciente, a Ceratoplastia pode ser realizada sob efeito de anestesia local ou geral. 

A Ceratoplastia é uma cirurgia ambulatorial, dura menos de uma hora e o paciente pode ir para casa no mesmo dia após a operação. 

Quando deve ser realizada a Ceratoplastia?

Existem muitas doenças da córnea, mas nem todas elas são capazes de danificar o tecido a tal ponto que o paciente precise de um transplante de córnea.

As razões mais comuns para a indicação de uma Ceratoplastia são:

  • O paciente sofre de uma doença degenerativa, como Ceratocone ou ectasia secundária. Quando o tratamento atual para estas condições não tem mais efeito, será necessário optar por um transplante de córnea;
  • A opacidade da córnea ou a deformação do tecido causada por doenças congênitas são outros casos em que uma ceratoplastia deve ser realizada;
  • Infecção da córnea após cirurgia ou trauma.

Benefícios da Ceratoplastia:

O transplante de córnea é o transplante de órgãos mais comum hoje em dia no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, e oferece muito bons resultados.

A recuperação após a ceratoplastia pode ser lenta e progressiva, mas uma vez terminado o período pós-operatório, a pessoa recupera uma boa qualidade visual que se prolonga no tempo. 

Pacientes com opacidade corneana recuperaram completamente a visão graças a um transplante de córnea. A Ceratoplastia melhora a acuidade visual, elimina a dor corneana e a fotofobia, oferece uma melhor qualidade de vida e melhora o funcionamento do olho de muitas maneiras. 

Para saber mais sobre esse procedimento e suas indicações, entre em contato conosco! 😉