Benefícios da cirurgia Pterígio

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Antes de falarmos sobre os benefícios da cirurgia Pterígio, vamos pontuar exatamente o que seria o Pterígio em questão.

O que é Pterígio?

O pterígio é um crescimento carnoso vascular, em forma de asa, que se origina na conjuntiva e que pode se espalhar para o limbo corneano e além.

Até que as lesões invadam o eixo visual, não conseguimos ver esse formato ‘asa’ e os pacientes muitas vezes não sabem que tem o problema, portanto, exames oftalmológicos e o acompanhamento médico são essenciais até detectar essa condição na visão.

No site da Academia Americana de Oftalmologia, há uma teoria que pressupõe a incidência de pacientes que moram em países mais próximos do equador apresentando maiores taxas de ocorrência. Essa teoria é devido aos efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta, especificamente da radiação UV-B.

Por isso reforçamos muito a questão de usar óculos escuros, que são também uma forma muito importante de prevenção e saúde ocular. O sol pode ser um grande vilão dos olhos, assim como para nossa pele.

Ouvimos falar sobre o uso do protetor solar todos os dias pelos dermatologistas e então reforçamos mais uma vez, alertando sobre a saúde da visão de nossos pacientes: óculos escuros possuem fator de proteção solar bem importantes, tendo em vista que a exposição sem cuidados pode ocasionar diversos problemas, como catarata, lesão na córnea, degeneração muscular e, em casos extremos, pode levar até à cegueira. Mas os óculos têm que ter na lente essa proteção, não podemos comprar óculos escuros em qualquer local, já que essa informação é muito importante.

“A radiação UV é considerada um importante fator de risco, pessoas com estágio inicial de pterígio devem usar óculos de proteção adequados” Recomenda o médico especialista Dr. Lucas Rezende.

O principal desafio para o sucesso do tratamento cirúrgico do pterígio é a recorrência, evidenciada pelo crescimento fibrovascular através do limbo para a córnea. Se o comportamento agressivo do pterígio for comum no paciente, uma abordagem cirúrgica mais agressiva é apropriada.

Sintomas do Pterígio

Agora falando em sintomas do Pterígio, uma característica única da célula epitelial do pterígio é a sua coloração e no início do processo dessa condição, os pterígios geralmente são assintomáticos; no entanto, pode haver sinais de olho seco (como queimação, comichão ou lacrimejamento), uma vez que a lesão causa umedecimento irregular da superfície ocular.

Pode se tornar esteticamente desagradável para o paciente a medida que a doença progride, a lesão aumenta de tamanho e se torna mais aparente a olho nu. Devemos sempre fazer exames oftalmológicos completos e procurar as causas de desconforto ou perda de visão.

Indicações para o tratamento

As indicações mais importantes para o tratamento são:

  • Envolvimento ou ameaça ao eixo visual;
  • Perda de visão do astigmatismo;
  • Restrição do movimento dos olhos;
  • Aparência atípica sugestiva de displasia;
  • Tamanho crescente (documentado por um oftalmologista);
  • Tamanho crescente (relatado pelo paciente);
  • Sintomas de irritação e queixas de vermelhidão, etc;

Benefícios da cirurgia Pterígio

O procedimento cirúrgico do pterígio é rápido e de baixo risco, o médico oftalmologista seda e anestesia os olhos do paciente para evitar desconforto durante a cirurgia, e então limparão as áreas ao redor e irá remover o pterígio juntamente com algum tecido conjuntiva associado.

Uma vez que o pterígio é removido, o oftalmologista irá substituí-lo por um enxerto de tecido de membrana associado para prevenir crescimentos recorrentes de pterígio, o que por vezes poderá acontecer.

Para evitar as possíveis infecções, ao final da cirurgia, o médico irá aplicar um ‘tapa-olho’ ou almofada para o conforto e o mais importante: É não esfregar os olhos após o procedimento para evitar o deslocamento do tecido anexado. É necessário também termos a ciência com os cuidados posteriores, incluindo procedimentos de limpeza, antibióticos e agendamento de visitas de acompanhamento com o médico oftalmologista.

Para que o olho se cure completamente, é necessário a recuperação de algumas semanas, sem sinais de vermelhidão ou desconforto. Porém, isso também pode depender do tipo de técnica usada durante a cirurgia, nesse caso o médico responsável irá passar as coordenadas de acordo com cada paciente.

A Clínica Oftalmológica Pró-Visão, em Macapá, realiza a cirurgia de Pterígio, entre em contato conosco e agende sua consulta.

Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco por aqui.
WeCreativez WhatsApp Support
Recepção
Recepção
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Faturamento
Faturamento
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cirurgias
Cirurgias
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Exames
Exames
Acessível